Assim como o Diabetes, a Osteoporose é uma doença que ataca de forma silenciosa, causando o enfraquecimento progressivo dos ossos.

A osteoporose costuma atacar homens da terceira idade, algo em torno dos 65 anos. Já as mulheres, a doença pode se desenvolver mais cedo, assim que a mulher chega a menopausa, por volta dos seus 47 anos.

A doença possui uma data – 20 de outubro – na qual anualmente é utilizada para realizar campanhas de divulgação para prevenção, tratamento e alertas. Apesar da iniciativa, os números relativos as pessoas que sofrem deste mal são alarmantes.

De acordo com a Fundação Mundial de Osteoporose, quase 10 milhões de pessoas no Brasil lidam com a doença, sendo a maioria delas mulheres. Uma das principais características da enfermidade é a demora na qual o paciente leva para descobri-la, vindo tratar somente no seu estágio avançado.

É possível conviver com a doença fazendo uso de medicamentos e tomando outros cuidados, mas o que muita gente desconhece é que a prática do Pilates é um grande aliado, ajudando a combater a doença.

O Pilates e a Osteoporose

A prática do Pilates auxilia no tratamento da doença, recuperando a mobilidade do corpo, bem como a sua autonomia.

O objetivo da prática regular é deixar os ossos mais firmes e aprimorar o tônus muscular. No caso dos pacientes que convivem com a osteoporose, é essencial fazer com que o organismo desenvolve resistência para evitar novas fraturas.

Como o Pilates trata de uma técnica que trabalha topo o corpo e respeita as características e limites de cada praticante, ele tem sido considerado o treinamento mais indicado para o tratamento da enfermidade, sendo o preferido do público feminino.

Vale ressaltar que a prática eleva a atividade muscular do corpo, sem causar desgaste ou qualquer impacto para os ossos e articulações. Também são trabalhados a força muscular, a postura e o equilíbrio, pontos fundamentais para os portadores da osteoporose, que são mais sujeitos a quedas.

A doença

Embora a osteoporose atinja em sua maioria indivíduos da terceira idade e mulher na menopausa, é bastante comum encontrar pacientes mais jovens preocupados com os sintomas da doença, que vão desde dores nas articulações e fraturas.

É importante informar que para os pacientes que foram diagnosticados com a doença e que pretendem dar início a prática de Pilates como forma de tratamento, é necessário começar aos poucos, e sempre acompanhado de um fisioterapeuta ou educador físico, para que o profissional possa avaliar suas condições e limites.

Exercícios recomendados

Os exercícios de Pilates mais recomendados para os alunos iniciantes são os de baixo impacto, que ofereçam fortalecimento dos membros superiores e inferiores, além dos músculos estabilizadores da coluna.

Apesar de o prática ser bastante eficaz no tratamento da osteoporose, é fundamental que o paciente também faça a sua parte. Busque ter uma alimentação balanceada e rica em cálcio, que reponha os nutrientes do organismo.

Leia também: Pilates 3x por semana?