Que mulher nunca sofreu com cólicas menstruais? Estas dores geradas pela entrada do período fértil estão presentes na vida de todas as mulheres, e, apesar de ser algo extremamente corriqueiro e constante em nossas vidas, é muito incômodo senti-las, não é mesmo?

As cólicas menstruais podem atacar de forma mais suave ou mais forte, afetando o desempenho durante as atividades do dia-a-dia e trazendo outros sintomas juntos, como dores de cabeça e enjoos.

O que boa parte das mulheres não sabe, é que é possível combater as dores das cólicas menstruais de outras formas que não façam uso de medicamentos. É isso mesmo. De acordo com pesquisas realizadas pelo Centro de Ensino Unificado de Teresina, no Piauí, a modalidade de exercícios pilates é muito eficaz no combate às cólicas menstruais, proporcionando um alívio dos demais sintomas também.

Pesquisas apontam que pilates ajuda a combater cólicas menstruais

O estudo também aponta que esta alternativa de combate à cólica também mostrou eficácia contra a fadiga, diarreia, náuseas, vômitos e dores na região do ventre (outros sintomas que advém com as cólicas menstruais).

A pesquisa realizada em 2014, contou com a participação de dez alunas estudantes do curso de Fisioterapia, com a faixa etária entre 18 a 30 anos.  As “cobaias” realizarem dezesseis exercícios de pilates de solo e bola, ambos direcionados para a região pélvica. Após a participação na pesquisa, as voluntárias relataram que os exercícios de pilates ajudaram a diminuir bruscamente os incômodos ocasionados pelas cólicas menstruais.

 

Por que o pilates ajuda contra a cólica?

O pilates ajuda no combate aos incômodos das cólicas menstruais, melhorando o funcionamento dos órgãos da região pélvica e extra pélvica: Trompas, útero, intestinos e a bexiga, por exemplo.

Os exercícios também conseguem controlar o fluxo sanguíneo da menstruação, aprimorando também a fluidez que ocorre entre os líquidos corporais.

Apesar de muito eficaz, é preciso tomar certo cuidado ao praticar o pilates quando se estiver “naqueles dias”. Neste período, os exercícios devem ser menos intensos, focando principalmente no controle da respiração.

O pilates é bastante benéfico não só para os sintomas das cólicas menstruais, mas também para a flexibilidade do corpo. Vale frisar que nesta atividade, o abdome atua como o centro de força.

 

O que mais o pilates ajuda a amenizar?

Conforme explicado anteriormente, a prática desta atividade física é benéfica para um todo, no nosso organismo. Não só as cólicas em si são reduzidas, mas os demais sintomas que os acompanha, incluindo os sintomas psicológicos, tais como o nervosismo, a tensão, a tristeza, a baixa autoestima, a ansiedade e a TPM. Tudo isso através pelo controle da respiração.

 

Pilates e a alimentação no combate às cólicas

Quanto mais você fizer pelo seu corpo, melhores serão os resultados. Os exercícios de pilates, conforme comprovado pela pesquisa, são bastante eficazes no combate às cólicas menstruais. Mas, se você aliar a prática destas atividades físicas com uma boa alimentação, os ganhos serão ainda maiores.

Uma alimentação saudável e o consumo de muita água são essenciais para o bom funcionamento do organismo. A água, especialmente, é uma grande aliada, afinal, ela não só nos hidrata como também é a nossa fonte de vida.