O treino é essencial para uma vida mais saudável e melhor qualidade de vida. No entanto, em meio à correria diária, às vezes fica difícil estabelecer uma rotina de exercícios.

A sorte, é que existem milhares de exercícios físicos, e muitos deles não demandam de muito de nosso tempo, podendo ser encaixados tranquilamente em nosso cotidiano.

Se você está em busca de uma atividade desse gênero, certamente você já ouviu falar sobre o Pilates e o Treinamento Funcional. Ambos trazem significativas melhoras à saúde e simples meia hora diária resolve a questão do sedentarismo e já promove benefícios ao corpo.

Mas, qual dos dois escolher: Pilates ou Treinamento Funcional? Qual é a melhor opção de treino?

Pilates e Treinamento Funcional: qual a melhor opção de treino?

A resposta para esta pergunta irá depender do seu objetivo. Do que você está em busca? O que você deseja obter?

Para te ajudar a solucionar esta dúvida, nós trazemos a seguir a definição destas duas modalidades de atividades físicas, com suas respectivas finalidades. Confira!

Pilates – Qual a sua indicação?

O método de treino Pilates tem como embasamento a correção da postura do corpo, bem como a sua respiração. Através de seus exercícios, o (a) praticante ganha mais flexibilidade, resistência, coordenação motora e fortalece os músculos do corpo.

Este treino é ideal para pessoas que sofrem, por exemplo, de dores nas costas e coluna. A modalidade alivia estas dores e corrige a postura. O pilates também é bastante procurado por mulheres que desejam emagrecer, e, embora esta não seja sua finalidade, o exercício ajuda sim a emagrecer.

Sendo assim, o pilates é indicado para aquelas pessoas que já estão no peso ideal e que desejam fortalecer os músculos do tronco e abdome, e tonificar os músculos em geral.  Vale ressaltar que o pilates não é eficaz para as pessoas que desejam adquirir massa muscular.

Treinamento Funcional – Qual a sua indicação?

O treino funcional por sua vez é voltado para aquelas pessoas que desejam emagrecer. O treinamento nada mais é do que uma modalidade que replica os movimentos feitos com o corpo em situações cotidianas, mas com alta intensidade.

As séries deste treino são feitas de modo mais intenso possível, intercalado com alguns segundos de pausa. O objetivo do treinamento funcional é acelerar o metabolismo, e desta forma promover o emagrecimento de forma mais rápida.

Conforme já explicado, o treino funcional se baseia nos movimentos que realizamos no nosso cotidiano, tais como pular, correr, puxar, levantar, agachar e empurrar. Tudo isso em alta intensidade.

Além de ser muito eficaz para emagrecer, o treinamento funcional também é bastante eficaz para as pessoas que desejam adquirir massa muscular.

Combinando os dois treinos

Você sabia que é possível unir estas duas atividades? Ao combinar estes dois treinos, será possível obter melhores benefícios, além de tornar as aulas muito mais dinâmicas.

É válido informar que, além do pilates convencional, também existe a modalidade de “pilates convencional”, que trabalha com os movimentos e a intensidade do treinamento funcional.

Esta modalidade, diferente do pilates convencional, não tem como objetivo o fortalecimento dos músculos e postura, e sim o emagrecimento.