Hoje em dia, quando se fala de Pilates, as pessoas ligam diretamente às mulheres, pois a ampla maioria dos usuários é do sexo feminino. Elas gostam de praticar graças aos diversos benefícios que esse exercício proporciona. Mas acontece que essa realidade vem mudando de uns tempos para cá.

A sala com aulas de Pilates já não está sendo totalmente formada por mulheres, você consegue ver alguns homens começando a fazer esse exercício. E isso não significa absolutamente nada em relação à sexualidade da pessoa. Apenas mostra que é alguém que gosta de cuidar do seu corpo e se preocupa com a sua saúde.

Como esse exercício já está sendo mais procurado pelos homens, este texto tem como objetivo mostrar os benefícios que ele proporciona ao homem.

Vamos a eles!

Pilates para Homens

1 – Flexibilidade nos músculos

Essa é um dos maiores problemas que os homens apresentam quando se preparam para iniciar atividades físicas. A grande parte deles não apresenta flexibilidade alguma nos músculos, e isso é percebido quando alguns teimam em fazer apenas uma atividade durante a semana e logo ficam com os músculos todos doloridos.

O Pilates atua para que o homem consiga ganhar uma maior elasticidade, já que ele promove o alongamento de toda a musculatura, tendo como objetivo ganhar amplitude e qualidade nos seus movimentos.

2 – Correção da postura e amenização das dores na coluna

A maioria das pessoas sentem dores nas costas, que são causadas por diversos fatores, mas em grande parte deles, a má postura é responsável por essas dores. Além desses incômodos, a postura errada pode resultar desvios, como a hipercifose e a hiperlordose.

3 – Movimentação dos músculos nunca antes trabalhados

O Pilates para os homens fornece diversos benefícios, e um deles é que os homens têm a possibilidade de trabalhar músculos que a musculação por si só não consegue trabalhar. Além disso, com o Pilates é possível trabalhar com a musculatura do core, que fica abaixo da caixa torácica, que é o centro de força do corpo e o responsável pela manutenção da postura, o que resulta numa ótima preservação e alinhamento da coluna.

4 – Combate o estresse

Diversos fatores podem causar estresse, como as cobranças no trabalho, as contas dentro de casa, o dia agitado entre outros.

E até para combater esse mal o Pilates se faz presente, justamente porque ele contribui para controlar a ansiedade e também para o desenvolvimento da concentração.

O Pilates também ajudará a manter a harmonia do seu corpo e no desenvolvimento do equilíbrio da mente.

5 – Reduz o risco de câncer de próstata

O envelhecimento que causa a deterioração do músculo faz com que o risco de se contrair um câncer de próstata aumente. O Pilates atua justamente no fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico, o que faz com que essa deterioração fique atrasada. Acontecendo isso, essa deterioração natural do corpo demorará mais tempo para alcançar o estágio no homem que pratica Pilates. E mais, o Pilates também ajudará a ter uma melhora no desempenho sexual masculino.