Cada vez mais cresce o número de pessoas que conseguem atingir a terceira idade. O envelhecimento das pessoas está cada vez mais evidente e no Brasil isso se retrata no número de pessoas idosas, que possui cerca de 20 milhões de pessoas com 60 anos de idade ou mais.

Há uma previsão de que, até 2025, o Brasil será o sexto país do mundo com o maior percentual de pessoas idosas. E acontece que, quando a pessoa atinge esse grupo, acontece uma diminuição da resistência física, assim como a sua flexibilidade.

E esses dois problemas atrapalham demais a qualidade de vida e o bem-estar da pessoa, o que acaba causando uma maior preocupação, pois é preciso oferecer a esse grupo de pessoas os cuidados adequados para amenizar esse sofrimento.

Quando esses problemas aparecem, eles causam dificuldades para as pessoas executarem atividades básicas do dia a dia, e é por isso que é importante manter uma rotina saudável. E isso inclui, além de uma alimentação saudável e balanceada, bons hábitos de sono e, claro, uma prática regular de atividades físicas.

Um das atividades físicas mais recomendadas para os idosos é a de Pilates, que a cada dia cresce mais no Brasil e possui diversas pessoas adeptas dessa atividade.

O Pilates é uma atividade física altamente recomendada porque se trata de uma atividade que gera baixo impacto, podendo ser totalmente customizada e personalizada para cada idoso, de acordo com o seu nível de saúde.

Por que o Pilates é recomendado para idosos e por que ele tem que ser diferentepara eles?

Cada vez mais idosos estão se tornando adeptos do Pilates porque trata-se de uma técnica dinâmica, que tem como objetivo trabalhar a força, o alongamento e a flexibilidade do corpo, preocupando-se em manter as curvaturas fisiológicas do corpo, mantendo o abdômen como o centro de força, que é trabalhado constantemente em todos os exercícios da técnica, sempre com poucas repetições.

Essa técnica possui diferentes formas de exercícios e benefícios, que ajudam a prevenir e a proporcionar um alívio nas dores crônicas.

Para os idosos, o método de Pilates é recomendado porque trabalha principalmente o fortalecimento muscular, a flexibilidade, a postura, os equilíbrios estáticos e dinâmicos, a coordenação motora, a estimulação proprioceptiva, a melhora da capacidade cardiorrespiratória e a consciência corporal.

Os exercícios de Pilates variam de pessoa para pessoa e, no caso dos idosos, é preciso fazer uma junção, analisar o que o exercício exige e o que o idoso pode realizar.

Por isso, para escolher o exercício ideal para o idoso, é preciso que haja uma conexão entre o objetivo que o idoso quer alcançar com a prática do método de Pilates, além do que o exercício propõe com os requisitos básicos no exercício escolhido os seis princípios do método de Pilates, que são: concentração, respiração, centralização, controle, precisão e fluidez.

Ter a consciência, a prudência e a responsabilidade coma escolha do exercício, tendo como base a leitura do movimento, fará com que o repertório escolhido cause um impacto de forma positiva e eficaz na melhora da independência funcional, refletindo diretamente na qualidade de vida do idoso.