Pilates é uma modalidade de exercício físico, criada por Joseph Pilates no século XX.  Mescla exercícios físicos com alongamento, e pode ser praticado na modalidade “Pilates Solo” ou “Pilates Aparelhos”.

A principal função do Pilates é trabalhar todo o corpo humano através da qualidade dos movimentos, priorizando o equilíbrio muscular e mental.

Quero fazer Pilates, como posso iniciar?

Atualmente, o Pilates é muito procurado por pessoas de diversas idades, que buscam a  prática de atividade física, visando uma maior qualidade de vida e saúde, e consequentemente, uma melhora na aparência estética.

Abaixo, vamos te apresentar informações importantes para iniciar no Pilates.

 

  • Consulte seu médico

Antes de iniciar qualquer atividade física, é necessário que você consulte um médico.  Realizar um check-up para saber se está tudo bem com sua saúde é muito importante, principalmente se você não pratica nenhum tipo de atividade física.

  • Escolha o lugar que vai praticar o Pilates

Atualmente com a grande oferta e procura pela prática, muitos lugares estão oferecendo a modalidade.  Entre esses lugares, podemos destacar: academias de ginasticas, centros esportivos e estúdios de Pilates.

O lugar ideal deve apresentar as seguintes condições:

  • Grupos reduzidos de alunos;
  • Variedade de acessórios, como: bolas, bandas, aparelhos, etc;
  • Profissional capacitado e habilitado para conduzir a aula.

 

  • Escolha a modalidade 

Seu médico te liberou para praticar, agora é hora de você escolher a modalidade de Pilates.  Como vimos acima, a modalidade é dividida entre “Pilates solo” e “Pilates de aparelho”.

O “Pilates de aparelho” possui molas que reduzem o esforço do praticante. Essas molas podem ser modificadas conforme o exercício, podendo facilitar ou dificultar os movimentos praticados.  Já o “Pilates solo”, exige um completo esforço do corpo, trazendo mais dificuldade e complexidade de movimentos para quem está iniciando.

  • Roupa adequada

Ao praticar Pilates, o praticante deve usar roupas leves e confortáveis.  O ideal para é usar uma calça com tecido confortável e que te possibilite movimentação, assim como uma camiseta ou blusa arejada.

Lembrando que, a principal sugestão, é usar calças na prática do pilates. Pois, há exercícios em que as pernas estão para cima, exigindo uma roupa mais adequada para preservação do corpo e dos movimentos também.

  • Trabalhe a respiração

O Pilates é uma modalidade de exercício, trabalhando consciência corporal e respiração.  Ao iniciar a pratica, a respiração deve ser trabalhada constantemente, de forma mais lenta e gradual.  Por trabalhar qualidade de movimento e não a quantidade de repetição dos exercícios, o praticante não deve ter pressa para realizar todos os movimentos rapidamente.

Evite também se comparar com as outras pessoas, cada um tem o seu tempo de aprendizagem e execução dos movimentos.