Adotar a prática de Pilates?

O Pilates é uma boa opção para aquelas pessoas que não curtem fazer exercícios aeróbicos de alta intensidade, musculação ou levantamento de peso. O Pilates trabalha com movimentos de reduzido impacto e poucas repetições, procurando alongar e fortalecer o corpo como um todo.

Pode ser praticado por pessoas de todas as idades, conforme orientação e acompanhamento de profissionais especializados. Para as crianças, o Pilates tem contribuído para a correção de vícios posturais que começam desde cedo. Para os idosos, promove uma maior estabilidade da coluna vertebral, reduzindo tanto as dores nas costas quanto as chances de quedas e lesões.

Descubra abaixo quais outros benefícios o Pilates pode trazer para sua vida:

Melhora na respiração, relaxamento muscular e diminuição da ansiedade

Um dos princípios básicos do pilates está justamente na respiração.

Aprender a respirar de forma adequada durante a execução dos exercícios aumenta os níveis de oxigênio no sangue, ajuda na estabilização da coluna vertebral e alivia tensões musculares, permitindo que o corpo consiga relaxar e se recuperar do estresse do dia a dia. O aumento da capacidade respiratória também auxilia no fortalecimento da musculatura torácica, reduzindo o risco de infecções respiratórias e pulmonares.

Além disso, a respiração correta pode ajudar no controle da ansiedade, proporcionando bem-estar ao corpo e a mente.

Consciência e equilíbrio corporal

Os exercícios desenvolvidos no Pilates permitem que seus praticantes desenvolvam maior consciência corporal, permitindo que conheçam, sintam, movimentem e estimulem o próprio corpo. Uma pessoa com consciência corporal consegue perceber e respeitar os limites de seu corpo, alcançando com isso, maior qualidade de vida. Além da consciência corporal, o Pilates também estimula o equilíbrio corporal, melhorando a coordenação motora e aumentando a resistência muscular.

Maior alongamento e flexibilidade

O Pilates também se preocupa com o alongamento e a flexibilidade do corpo, ajudando na correção postural. Uma postura inadequada pode causar graves danos à coluna vertebral, como por exemplo: Escoliose, lombalgia, hérnia de disco e muitas outras.

Além desses benefícios, o Pilates apresenta potencialidade para emagrecer, afinal de contas esse treinamento é um exercício físico que busca resultados pelo corpo todo. Entretanto, para potencializar esse efeito é necessário que o praticante busque uma dieta balanceada e procure por novos hábitos na sua vida.

Outra coisa extremamente importante relacionada ao Pilates é que ele depende que o praticante tenha muita concentração, de forma que em um primeiro momento os exercícios possam parecer muito parados. Porém, não confunda essa relativa “lentidão” com um exercício simples, fácil ou suave. Muito pelo contrário, por apresentar movimentos que utilizam de vários músculos, você verá que ao praticar o exercício será muitas coisas, menos tranquilo ou parado.

Graças a necessidade de muita concentração é comum que as aulas de Pilates apresentem poucos praticantes por aula, isso se deve porque o instrutor precisa ficar atento a todos os alunos, observando se todos estão com os movimentos corretos. Dessa forma aulas muito cheias, dificilmente o instrutor prestará atenção em todos os alunos e alguns podem fazer movimentos errados.

 

Leia também: Pilates para fisioterapia