Se você não é do tipo de pessoa que pratica exercícios físicos com frequência, mas está decidido (a) a mudar de vida, certamente já ouviu falar que o Pilates além de ser uma das melhores atividades para se é praticar, é também a que oferece mais benefícios à saúde.

Se você não sabe o porquê deste título, continue a leitura deste artigo, onde nós explicamos o conceito do Método e como ele consegue proporcionar tantas vantagens ao nosso corpo e mente. Confira!

Uma introdução básica ao Pilates

O método conhecido como Pilates foi criado na década de 1920, pelo alemão Joseph Pilates. Inicialmente, a técnica consistia no aumento do controle muscular e prevenção de lesões na coluna vertebral, onde o paciente realizava os exercícios deitado.

O Método foi bastante utilizado durante a Primeira Guerra Mundial para tratar soldados feridos.

Aqui no Brasil, o Pilates chegou somente sete décadas após a sua criação, no ano de 1991, na cidade de Salvador.  Devido ao seu grande sucesso, acabou se popularizando em todo o território nacional e hoje, é uma das modalidades de atividade física mais procurada nas academias e estúdios.

O mais interessante do Método é que ele soube se reinventar ao longo do tempo. Ele ainda traz toda a sua essência original, mas atualmente pode ser mesclado a outras atividades físicas, assim formando uma nova modalidade do exercício.

É o caso do Pilates Funcional, por exemplo, que alia a técnica do Pilates com o popular Treinamento Funcional, assim deixando o método mais agitado, proporcionando muito mais benefícios ao corpo.

Que benefícios o Pilates oferece?

Conforme dito no início, o Pilates proporciona benefícios não só ao corpo, mas também à mente. Isso porque o Método trabalha com base em seis princípios básicos. São eles:

  1. Centro de Força
  2. Concentração
  3. Controle
  4. Fluidez dos movimentos
  5. Precisão
  6. Respiração

Através disso a atividade consegue trabalhar de forma simultânea todos os músculos do corpo, bem como suas articulações. E ao trabalhar a concentração, centro de força e a respiração; consegue-se deixar a mente mais saudável e tranquila – conquista que somente o Pilates é capaz de alcançar.

Confira abaixo os 20 principais benefícios que o Pilates oferece:

  1. Correção dos problemas posturais
  2. Aumento da flexibilidade
  3. Tonificação dos músculos e articulações
  4. Aumento da resistência física
  5. Aumento da resistência mental
  6. Melhora da concentração
  7. Aprimoramento da coordenação motora
  8. Redução das dores musculares
  9. Reeducação da respiração
  10. Previne contra a osteoporose e/ou trata os seus sintomas
  11. Gera menos atrito nas articulações
  12. Aumenta a consciência corporal
  13. Auxilia no emagrecimento e controle de peso
  14. Promove o relaxamento e a sensação de bem-estar
  15. Aumenta a autoestima
  16. Tonifica os músculos abdominais
  17. Previne o surgimento dos cânceres de mama e próstata
  18. Facilita o procedimento da drenagem linfática
  19. Estabiliza todas as funcionalidades do corpo
  20. Elimina as toxinas que fazem mal ao organismo