Cada vez mais as pessoas tem tomado consciência dos riscos do sedentarismo e da importância da prática de exercícios físicos. Além de proporcionar qualidade de vida, as atividades físicas também auxiliam no emagrecimento, meta que a maioria das pessoas busca quando passa a praticar um esporte ou treinamento.

Ainda com este objetivo em mente, muita gente não sabe que tipo de atividade fazer, tampouco por onde começar. Uma alternativa que pode ser muito eficaz para quem deseja perder peso e benéfica para o corpo é o Treinamento Funcional, que nada mais é do que uma série de movimentos que não necessitam de pesos extras.

O Treinamento Funcional é bem simples, uma vez que ele é realizado através de movimentos naturais do nosso corpo, como por exemplo, ações como pulos, abaixamentos e empurrões. Além disso, nesta modalidade de exercício existe a possibilidade de fazer uso de acessórios como cordas e bolas, para ajudar na melhora da resistência corporal.

Mas, assim como qualquer outra atividade física, o Treinamento Funcional também possui suas restrições.

Se você desconhece as necessidades específicas para realizar este exercício, veja a seguir o que é preciso para praticar Treinamento Funcional.

O exercício

Para as pessoas mais leigas, aí vai uma breve descrição a respeito do Treinamento Funcional: O Treinamento Funcional nada mais é do que uma modalidade de atividades físicas mais dinâmicas, ligadas a movimentos naturais do nosso corpo em nosso cotidiano.

Ou seja, os exercícios trabalham diversas partes do corpo, por meio de movimentos que já realizamos em nosso dia-a-dia, afinal, a maioria das situações que enfrentamos em nossa rotina requer o desempenho de diversos músculos simultaneamente, mesmo que a gente não perceba.

O objetivo desta atividade é a promoção das ações dos músculos de modo simultâneo e a melhora do condicionamento físico das pessoas. Além disso, o Treinamento Funcional pode auxiliar tanto no ganho de massa muscular quanto na perda de peso.

O que é preciso para praticar?

Primeiramente, o requisito necessário para dar início ao Treinamento Funcional é fazer uma consulta a um especialista. É através da avaliação médica que você irá saber se poderá ou não praticar esta modalidade de exercícios.

Se você puder, depois é só necessário ficar atento quanto aos seus limites, pois um erro muito comum, é que as pessoas tendem a praticar a mesma duração de tempo, quantidade e intensidade das atividades do Treinamento Funcional; mas se esquecem de que cada corpo difere do outro.

A prática incorreta de exercícios físicos pode, ao invés de trazer benefícios a saúde, causar malefícios. O Treinamento Funcional deve ser aplicado aos poucos e a primeira meta a ser traçada é o cento do corpo.

Além do mais, outra recomendação importante é que, pessoas não acostumadas a praticarem atividades físicas comecem seus treinamentos com exercícios mais comuns, como uma caminhada, por exemplo, pois o seu organismo não está preparada para toda esta série de movimentos e sua intensidade.

Para as pessoas mais ativas e já adeptas do Treinamento Funcional, à medida que elas evoluem e ganham mais resistência e desempenho, os movimentos e desafios passam por um aumento, incluindo o uso de novos acessórios, como plataformas de equilíbrios e bola suíça.

Praticando o Treinamento Funcional

Agora que você já sabe o que é preciso fazer para praticar Treinamento Funcional, está na hora de começar a mexer o corpo e adotá-lo em sua rotina.

Não se esqueça de que o melhor local para praticar o Treinamento Funcional é na Action 360°, que está estrategicamente situada na cidade de São Paulo.

Se você ainda tem dúvidas, continue acompanhando nosso blog para obter mais informações, ou melhor, entre em contato conosco!

Te aguardamos!