Venha treinar na Action360º #SoActionÉAction

Quais são os cuidados que você precisa ter com seu corpo depois de uma corrida!
10 de janeiro de 2018 | Postado por Action 360 Treinamento Funcional e Pilates | Categoria: Treino

Quais são os cuidados que você precisa ter com seu corpo depois de uma corrida!

Existem pessoas que preferem correr na esteira, optando por encarar sempre o mesmo cenário ao invés de apreciar a paisagem da cidade, as árvores e as pessoas. No entanto, correr ao ar livre é muito mais energizante do que correr na esteira, além de ser muito mais benéfico à saúde, ajudando a eliminar mais calorias do que o aparelho.

Isso se dá ao fato de que a corrida ao ar livre faz com que nosso corpo se esforce mais, por conta dos obstáculos encontrados (como subidas, calçadas, escadas, etc), enquanto que isso não é possível com a esteira.

Mas, mesmo quando já temos a corrida como um hábito rotineiro em nossas vidas, é importante tomar cuidado, tanto para não se exercitar de forma errada quanto após a conclusão da corrida, para não comprometer a sua saúde. Você sabe que cuidados são estes?

Cuidados com o corpo durante a corrida

Quem já tem o hábito de correr sabe que após a finalização do exercício, é recomendado fazer um alongamento.

Logo depois de praticar a sua corrida (ou caminhada), o seu corpo ainda estará aquecido e se você exagerar na amplitude ou intensidade do seu alongamento, você pode vir a comprometer a sua musculatura. Sendo assim, é importante lembrar que neste momento, o alongamento recomendado é aquele suave e feito de modo tranquilo.

Portanto, é essencial dividir o seu treino em três etapas. São elas: Aquecimento, série principal e desaceleração.

O tempo dedicado ao aquecimento deve ser de 10 a 15 minutos, onde você deve manter o ritmo da sua corrida constante, sem deixar de lado o conforto.

Durante a série principal, você deverá aumentar o ritmo do seu treino em comparação ao aquecimento, ou até mesmo intercalando momentos de ritmos fortes com ritmos fracos.

Já na fase de desaceleração, é importante dedicar 15 minutos da corrida, assim como na fase de aquecimento, para que você termine o exercício de forma correta.

É importante ressaltar que o alongamento após-corrida deve ser suave e deve ser acompanhado de uma caminhada de aproximadamente uma hora, para que assim a rigidez muscular seja minimizada.

Após finalizar a caminhada, permita-se uma massagem.

Quais os cuidados essenciais com o corpo após a corrida?

Assim como ela é importante antes da corrida, a alimentação também se faz 10fundamental após o seu término.

Alimentos que contém minerais, vitaminas e compostos fenólicos reduzem os danos gerados pelo excesso de radicais livres gerados durante o esforço prolongado da corrida. Abaixo, confira alguns dos alimentos que contém estes nutrientes:

Minerais antioxidantes: Castanhas, açaí, abacate e cúrcuma.

Vitamina C: Frutas cítricas.

Proteínas: Leites, queijo, ovos, frango, peixes e carnes.

Carboidratos: Frutas, pães, batatas, tapioca e mandioca.

A hidratação é o principal cuidado que devemos ter após a corrida. Beber água deve ser a prioridade de qualquer atleta, uma vez que boa parte dos processos fisiológicos na recuperação orgânica carece de água.

A desidratação gera sintomas como dores de cabeça, náuseas, fadiga e desmaios.

Posts Relacionados

Action 360 Treinamento Funcional e Pilates

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *