Muitas pessoas que estão dando início a prática da corrida têm dúvidas em relação a alimentação ideal após o treino. Como se trata de uma dúvida que acomete muita gente, neste artigo vamos trazer a resposta para esta questão, afinal, a alimentação pós-corrida ajuda o corredor a se recuperar de forma mais rápida e saudável?

Sobre a alimentação

Primeiramente, é importante esclarecer que a alimentação se faz necessária para a reposição de energia gasta durante a corrida. Além do mais, é fundamental para o fornecimento de aminoácidos, substâncias que formam as fibras musculares.

Durante a corrida, tais fibras sofrem lesões, e por isso devemos reconstruí-las. Com isso, não podemos deixar também de nos atentar a hidratação, para repor os minerais perdidos através do suor.

Quais são os alimentos recomendados após a corrida?

No geral, os alimentos mais apropriados depois de uma boa corrida são aqueles que contêm fontes de carboidrato (como frutas, tapioca, pães, arroz, mandioca, batata e macarrão) e proteínas (frango, ovo e peixes). É importante ressaltar que os alimentos ricos em proteínas são os principais indicados para comer após a corrida. Isso porque o ácido Ômega 3 presente nos peixes, possui ação anti-inflamatória.

Frutas vermelhas também são uma boa pedida por serem antioxidantes, fundamentais para a diminuição dos radicais livres, que são provocados durante os esforços da prática do exercício.

O consumo de carboidratos na alimentação pós-treino

Quem corre sabe que antes do treino os carboidratos oferecem energia fácil para o exercício. Já após a corrida, eles possuem a função de reabastecer as reservas de glicogênio do organismo, além de fazerem a liberação da insulina, auxiliando no transporte de proteínas para toda a musculatura do corpo. Sendo assim, não corte os carboidratos da sua dieta (como muitos sites e revistas sugerem). Após um treino de corrida, faça a combinação de um carboidrato leve e uma proteína e realize uma refeição saudável duas horas depois.

Gorduras e a alimentação pós-corrida

Até um tempo atrás, era bastante comum acreditar que as gorduras não deveriam ser ingeridas na alimentação pós-corrida por conta da sua dificuldade de digestão, e com isso, reduziam a resposta da insulina (que auxilia no transporte das proteínas para a musculatura).

Todavia, as gorduras se fazem extremamente importantes e fundamentais para o bom funcionamento do organismo, e em quantias moderadas, ajudam tanto no emagrecimento quanto na hipertrofia muscular.

Se a sua refeição pós-corrida for composta de uma refeição sólida, as gorduras benéficas mais indicadas são o abacate, o peixe, as castanhas, o óleo de coco e até mesmo o azeite extra-virgem.

Achocolatado após a corrida: Pode?

De acordo com um estudo realizado em 2012, foi descoberto que o popular leite achocolatado conta com um maior equilíbrio de proteínas e carboidratos, sendo considerada uma boa opção de alimentação pós-treino. Além do mais, o seu preparo é rápido e prático.