As provas de obstáculos é o sonho de muitos corredores que gostam de aventuras e novas experiências. Aqui no Brasil, a modalidade está se tornando cada vez mais popular, atraindo novos personagens.

Todavia, muitos atletas ainda têm certo receio de encontrar barreiras inesperadas. Apesar de estes obstáculos fazerem parte das provas e da sua adrenalina característica; não tem como não deixar de sentir um frio na barriga por não se sentir capaz de ultrapassá-las e ficar no meio do percurso. Afinal, qual o nível de dificuldade das provas de obstáculos?

Em resposta a esta pergunta que ronda muitos corredores, nós listamos neste artigo os principais obstáculos destas provas e seus respectivos graus de dificuldade; para que assim você saiba o que fazer quando se deparar com algumas destas barreiras na corrida. Confira!

Qual o nível de dificuldade das provas de obstáculos?

Principais Obstáculos

  1. Correr entre pneus: Um clássico. Ao se deparar com estes obstáculos, você verá uma série de pneus espalhados sobre o chão, um ao lado do outro. O objetivo desta prova é fazer com que você corra entre os pneus, colocando seus pés dentro de cada um deles.

Parece fácil, mas esta prova exige muito cuidado, para que seus pés não se prendam nas rodas e você caia. Vá com calme e coloque um pé de cada vez, prestando atenção no próximo pneu, mantendo sempre a sua concentração.

  1. Rastejar sob o arame farpado: Parece até treinamento militar, mas as provas de obstáculos costumam contar com esta barreira. É uma prova bem difícil, já que para passar pelo arame farpado, é necessário rastejar pelo chão.

Para não correr o risco de encostar-se ao arame ou até mesmo enroscar sua roupa ou cabelo, é rastejar o mais próximo possível do solo. Realize movimentos sincronizados entre os braços e as pernas.

É uma prova que exige bastante coordenação motora, pois o participante deve se deslocar sempre para frente, não para cima.

  1. Enfrentando tanque de gelo: Outro obstáculo bastante difícil, especialmente para as pessoas friorentas é o de passar por um tanque gelado. Nesta prova, você deve passar por um tanque repleto de gelo. Apesar de a dificuldade maior parecer o frio, a maior complicação é conseguir se movimentar dentro do tanque. Pense no seguinte: O frio intenso e os vários cubos de gelo interferem na sua velocidade.
  2. Barreiras de água ou lama: Uma prova de obstáculos em que você não saia sujo não é uma prova de obstáculos de verdade. É uma tradição esta modalidade de corrida contar com barreiras de água ou lama.

Esta talvez seja a prova mais simples de todas e que não apresenta dificuldades. A intenção é meramente a diversão e enfrentar o tanque (que pode ser de água ou lama) para prosseguir o seu percurso.

  1. Rede de escalada: Esta prova possui um alto nível de dificuldade, especialmente para aqueles que têm medo de altura. Aqui, o objetivo é escalar um triângulo feito com uma rede. O participante deve segurar a rede com as mãos e apoiar seus pés na parte de baixo. A ideia é subir até o topo e passar para o outro lado, para depois repetir o movimento – desta vez, descendo.

Se quiser saber mais, fique por dentro do nosso blog.