O Pilates é uma atividade crescente no Brasil. Sua baixa intensidade na prática lhe rende muitos adeptos que estão cansados de exercícios intensos e repetitivos. Mas será que o Pilates pode ser praticado por todas as idades e tipos físicos?

Praticantes de esportes

Com princípios básicos sendo a concentração, a respiração, centralização, precisão, controle e fluidez, o Pilates é amplamente indicado para atletas e pessoas que já praticam outros esportes.

giphy

Por não exigir muito dos seus praticantes, o Pilates não influencia negativamente no rendimento de outras atividades. Muito pelo contrário, fazer Pilates aumenta o vigor físico, fortalece os músculos e melhora a respiração. Os trabalhos com alongamentos e respiração rendem um melhor preparo físico para atletas e ajudam na prevenção de lesões.

Sedentários e portadores de doenças respiratórias

Mais uma vez falando da respiração, sedentários e portadores de doenças respiratórias se beneficiam da prática do Pilates. Quem possuí asma ou alergias, como a de poeira, sabem o quanto é complicado respirar, ainda mais na poluição das cidades grandes. Ao fazer atividades que auxiliam o sistema respiratório, torna-se muito mais fácil levar uma vida mais normal sem as faltar de ar.

giphy-1

Os trabalhadores que ficam mais da metade do dia no transito o no escritório, podem ver no Pilates uma forma de se exercitar sem ter de passar por atividades intensas. O Pilates irá ajudar no alívio do estresse na manutenção de um corpo mais saudável.

Grávidas e idosos

Idosos e grávidas também pode praticar o Pilates, o que mostra que a gama de praticantes é muito ampla. Obviamente ambos precisam de um acompanhamento médico mais regular para a prática de atividades, mas as restrições são mínimas no Pilates.

giphy-3

Idosos podem melhorar o condicionamento físico e mental. Quando mais velhos e já aposentados, muitos sentem falta de ter algo para fazer, o que é completamente natural. A prática de exercícios irá reavivar a chama da vida. Coordenação motora e prevenção de doenças osteomusculares também fazem parte dos benefícios.

As grávidas têm como maior vantagem na ioga o fato de estar trabalhando a postura. A coluna das gestantes é muito exigida ao carregar o bebê e ao fazer os movimentos do Pilates este peso parece ser diminuído.

Agora não tem mais desculpa, vem praticar Pilates. Aqui na Action 360° sua aula experimental é por nossa conta, não da pra perder.