Para os treinos mais pesados, a suplementação é um grande aliado, afinal ela fornece a energia e as vitaminas que o corpo precisa para suportar a carga maior de exercícios, sem que apareçam sinais de desgaste ou que você coloque sua saúde em risco.

Entretanto, principalmente para os atletas iniciantes, ou aqueles que mesmo depois de algum tempo de treino não tem muito conhecimento sobre os efeitos da suplementação, existe sempre o risco de exagerar no uso desses produtos, e isso sim pode fazer muito mal à saúde.

Mas, afinal, como saber que a suplementação está exagerada? Existe algo que possa indicar isso? A resposta para essa pergunta é sim. E, para lhe ajudar, reunimos os principais sinais a que você deve ficar atento para ter certeza se não está exagerando demais na suplementação.

Problemas nos rins

Como são ricos em aminoácidos, o uso exagerado de suplementos pode sobrecarregar os rins. Um sinal muito claro disso são os cálculos renais ou até mesmo doenças mais sérias, que podem provocar falência renal, levando à necessidade da realização de hemodiálise ou até mesmo transplantes.

Taquicardia

Alguns atletas, para buscar músculos mais definidos, usam e abusam dos termogênicos, suplementos que aceleram a queima de gordura através da elevação da temperatura corporal.

O problema aqui é que quando o metabolismo é acelerado em um nível muito elevado, acima do que o corpo pode suportar, a pessoa pode sofrer de problemas cardíacos, sendo a taquicardia o mais comum deles.

Problemas gastrointestinas

O BCAA, um dos suplementos mais utilizados para recuperar a musculatura, pode causar problemas gastrointestinais quando consumido em excesso. Esses problemas, como úlceras gástricas, por exemplo, pode demorar tanto a aparecer que o atleta dificilmente os relacionariam ao uso do suplemento.

Já para outras pessoas, as consequências do uso exagerado desse tipo de suplemento podem trazer problemas a curto prazo.

Inchaço

Suplementos à base de creatinina, quando consumidos em excesso, causam inchaço, pois retém muito líquido, já que essa substância aumenta a água existente dentro das células.

Além de prejudicar os resultados de quem busca um corpo bem definido, por exemplo, a retenção de líquidos causa inúmeros desconfortos, como inchaço nos membros inferiores.

Ganho de peso

Pode parecer até um pouco contraditório, mas alguns atletas que exageram no uso dos suplementos, ao invés de perder peso acabam ganhando peso, graças ao excesso de proteínas ou até mesmo às calorias presentes nesses alimentos.

Dependência

Suplementos que contém estimulantes em sua formulação realmente dão mais energia aos atletas durante o treino, mas seu uso exagerado tem um efeito colateral muito perigoso: a dependência.

Essa dependência pode ser tanto física, com o corpo não respondendo tão bem ao treino ou até mesmo aparecendo sinais de fadiga quando a carga dos exercícios feita com ou sem o suplemento é a mesma, mas os resultados não, ou psicológica.

Essa última é a que desperta mais preocupação, afinal os efeitos podem ser similares aos do uso de drogas, levando as pessoas que se tornam dependentes de suplementos a ter reações muito violentas, consigo e com outros quando deixam de usar os produtos.