Muito tem se falado em Treinamento Funcional, mas às vezes pode-se nem saber o que isso significa. Ele treina aptidão física para movimentos necessários para o dia a dia em casa, um atleta ou até mesmo um profissional.

Os bombeiros sempre precisam de um grau de condicionamento físico alto, por conta da sua profissão e do que podem enfrentar frente a um incêndio ou acidente. O Treinamento Funcional já é uma prática muito comum para diversos profissionais nos Estados Unidos.

Benefícios do Treinamento Funcional para os Bombeiros

Com foco na melhora da parte muscular, cardiorrespiratória, aumento da coordenação motora, da flexibilidade, bem como de maior agilidade, velocidade, equilíbrio e potência a modalidade de Treinamento Funcional tem sido inserida, cada vez mais, no treinamento do Corpo de Bombeiros, que abrange até mesmo situações de simulação.

O Treinamento Funcional também colabora na melhora da capacidade física dos bombeiros, ale de contribuir para a redução dos riscos de desconfortos e de lesões, aumentando também a qualidade de vida dos soldados e mantendo a aptidão física deles.

Treinamento de Corpo de Bombeiros ganha exercícios funcionais

Este tipo de modalidade também contribui diretamente para os profissionais ficarem aptos a realizem as atividades que são exigidas em sua carreira.

Modalidade atraente

O Treinamento funcional além de dinâmico é muito atraente como atividade física. Com ele, pode-se trabalhar diferentes capacidades físicas que acabam trabalhando na forma de simulação de esforços que podem ser realizados durante o dia e as funções do Corpo de Bombeiros, já que atua em todas as articulações do corpo e mobiliza os músculos.

A modalidade também pode colaborar na promoção da carreira dos bombeiros, já que com ela se chega a flexibilidade, capacidade respiratória, força muscular e coordenação que ao de suma importância para a aptidão da carreira.

Treinamento Funcional e o Corpo de Bombeiros

Algumas unidades já implantaram o Treinamento Funcional e o colocaram na rotina de treinos dos bombeiros. Já outras, deixaram como opção de modalidade e os profissionais daquela unidade, bem como das próximas, ficam convidados e a vontade para participarem ou não dos exercícios físicos.

A ideia é que tão logo o Treinamento Funcional seja incorporado a rotina dos treinamentos físicos, o que só irá seguir a tendência dos dias de hoje em exercitar essa prática.

Com um bom condicionamento físico, ganhado com o Treinamento Funcional, o bombeiro com certeza ficará apto e pronto para saltar, correr, nadar, levar mangueiras, subir escadas, içar objetos, subir em cordas e carregar vítimas, atividades que fazem parte da rotinas diárias destes profissionais.

De acordo com a missão ou a posição que irá ocupar, diversas tarefas como a força explosiva, amplitude do movimento, agilidade, tempo de reação ou precisão, são imprescindíveis para o bombeiro e tudo isso ele consegue, com certeza, praticando o Treinamento Funcional.

Venha praticar com a gente!

Se você ficou interessado em praticar o Treinamento Funcional e quer saber mais como a modalidade pode trazer benefícios a sua vida, aumentando sua qualidade de vida e saúde, acesse o site a Action 360° https://www.action360.com.br e  fique por dentro de mais detalhes e informações.