Você já ouviu falar em Treinamento Funcional Terapêutico? Ao contrário do que muita gente imagina, o Treinamento Funcional não se trata apenas de uma modalidade de exercícios para quem deseja manter o corpo enxuto e saudável. Ele também apresenta uma série de características para pacientes com lesões ou com alguma patologia.

Se você ficou interessada (o) por esta modalidade, basta continuar lendo este artigo, onde explicamos tudo sobre o Treinamento Funcional Terapêutico e como ele acelera a sua recuperação. Confira!

O que é Treinamento Funcional Terapêutico?

Treinamento funcional terapêutico auxilia a recuperar as lesões

O Treinamento Funcional Terapêutico é uma modalidade de exercícios aplicada à recuperação de lesões e patologias. Apesar do termo diferente do Treinamento Funcional tradicionalmente conhecido, a modalidade é a mesma.

Mas o Treinamento Funcional Terapêutico trabalha voltado ao objetivo de recuperar as funcionalidades de cada parte do corpo, sem deixar de considerar as cadeias cinéticas.

Como o Treinamento Funcional contribui para a recuperação?

Os exercícios feitos nas aulas de Treinamento Funcional Terapêutico buscam uma melhora e aceleração na recuperação, por meio das seguintes características:

– Coordenação Motora;

– Equilíbrio;

– Estabilidade;

– Maior Flexibilidade;

– Força dos Músculos;

– Resistência Cardiovascular;

– Resistência dos Músculos localizados.

É importante ressaltar que são levadas em consideração as principais necessidades dos alunos, uma vez que muitos dos pacientes lesionados ou com patologias não necessitam destas características.

O Treinamento Funcional Terapêutica nos proporciona todas as características essenciais para um trabalho de prevenção e tratamento. Além do mais, os exercícios desta modalidade possuem bastante foco no Core, assim como o Pilates, deixando o corpo estabilizado.

Durante as aulas, os alunos recebem estímulos para melhor desenvolver todas as suas características, por meio dos movimentos funcionais. Estes movimentos trabalham as capacidades que o “paciente” faz uso em sua vida longe da academia, o que é muito importante, para evitar novas lesões.

Quem pode praticar o Treinamento Funcional Terapêutico?

Uma das principais vantagens do Treinamento Funcional Terapêutico, é que ele pode ser adaptado para todas as pessoas e público.

Mas, é preciso ter em mente que para a aula ser considerada um Treinamento Funcional Terapêutico, ela deve seguir algumas normais, tais como:

– As sessões de treinamento precisam ser em uma quantia suficiente para que o corpo possa ser exercitado, de modo que não chegue à fadiga;

– O Treinamento Funcional Terapêutico buscar fazer uso de uma série de incentivos para aprimorar a capacidade proprioceptiva do aluno;

– Entre as atividades, o professor deve respeitar a pausa para descanso e recuperação, evitando o cansaço excessivo e até mesmo novas lesões;

– Aas aulas devem atingir intensidade adequada, para que aquele praticante de modo que os músculos melhorem sua performance sem o risco de lesões;

– As atividades devem ser realizadas de maneira lógica, auxiliando o aluno a alcançar suas metas gerais e específicas;

Seguindo estes princípios, os alunos estarão seguros e se recuperarão com mais rapidez de suas lesões. Lembrando que os educadores físicos devem preparar as aulas respeitando os limites de cada aluno.