Especialmente nos dias atuais, com tantos meios que facilitam a ação humana, o treino funcional têm ganhado importância vital para manter a saúde e o bom funcionamento do organismo.

Pessoas que não praticam nenhuma atividade comprovadamente já tem uma menor expectativa de vida, uma vez que os treinamentos ajudam no fortalecimento de todos os órgãos, tonificação, regeneração muscular e, é claro, na capacidade do corpo de suportar e combater doenças.

Dentre as diversas opções de atividades físicas, os treinos funcionais são uma tendência que se encaixa perfeitamente nas necessidades das pessoas, pois proporcionam todos os benefícios em exercícios adequados às condições de cada organismo.

Muitas pessoas associam treino funcional apenas com o ganho de força, massa muscular e perda de peso. Porém, eles podem ser utilizados com diversos objetivos, inclusive, no tratamento de doenças respiratórias, sendo capazes de aumentar a capacidade respiratória do indivíduo, oxigenação dos músculos e diminuir a incidência de crises de falta de ar ou outros problemas relacionados.

Quais são os benefícios do treino funcional para problemas respiratórios?

Além da atividade muscular, os treinos funcionais proporcionam um aumento da consciência corporal e utilização de todos os sistemas de forma integrada. O desenvolvimento da respiração é condição fundamental para qualquer prática física e, por isso, uma pessoa com limitações respiratórias necessita de um acompanhamento especial.

Para uma pessoa com asma ou outro problema respiratório, existe a possibilidade de realização de treino funcional que trabalhem gradualmente a integração entre seu sistema nervoso, respiratório e cardiovascular, aumentando gradativamente a resistência e capacidade respiratória. Treinando postura e ritmo de respiração em exercícios funcionais, o aluno conseguirá desenvolver maior resistência nos pulmões e capacidade de realizar atividades mais pesadas com um controle eficaz de sua respiração.

Ao trabalhar o sistema imunológico e a oxigenação corporal, os treinos funcionais tornam ainda a pessoa mais resistente contra infecções bacterianas e fúngicas e, consequentemente, diminuirá a frequência e intensidade de crises inflamatórias do sistema respiratório.

Para que isso aconteça, é preciso desenvolver uma respiração correta e uma postura adequada, esta última fortalecida pelo trabalho com os músculos abdominais e das costas.

Treinamento Funcional ajuda com problemas respiratórios

Que outros benefícios o treino funcional podem proporcionar?

Os treinamentos funcionais podem ser fundamentais para o tratamento de problemas respiratórios, mas também proporcionam uma série de outros benefícios. Por trabalharem a capacidade de o corpo inteiro interagir na execução de uma atividade, esses exercícios promovem uma melhor oxigenação muscular e a prevenção de lesões provocadas pela sobrecarga de um sistema ou membro.

Dessa forma, o aluno aprende a usar todo o seu corpo de forma funcional e correta, diminuindo a probabilidade de sofrer câimbras, lesões, inflamações e dores, principalmente quando provocadas por problemas degenerativos.

Os treinos funcionais trabalham também a coordenação motora, consciência corporal, sensibilidade, equilíbrio, postura, capacidade de concentração e organização mental, de modo a permitir um desenvolvimento em físico, psicológico e, consequentemente, social de todos os praticantes.

Conheça todos os benefícios dos treinos funcionais no tratamento de problemas respiratórios e outras doenças crônicas ou agudas em técnicas específicas para proporcionar os resultados adequados a cada praticante.

Fique sempre por aqui!

Até mais!