Os treinos rápidos e intensos ganharam a popularidade entre os adeptos fitness e boa forma. Estes exercícios são conhecidos como treinamento funcional, e cada vez mais pessoas têm optado por esta modalidade de atividade física.

Isso porque, além de consistir em exercícios rápidos, eles são baseados em movimentos naturais que efetuamos no nosso dia-a-dia, como pular e se agachar, por exemplo. Outro benefício que o treinamento funcional oferece é o rápido efeito de emagrecimento ou ganho de massa muscular.

Geralmente, os exercícios funcionais têm duração de 45 minutos. Mas há novos programas de treinamento funcional desenvolvidos por educadores físicos, que visam ser realizados com mais intensidade e menos duração de tempo.

Recentemente, alguns professores de educação física e personal trainers têm passado para seus alunos uma série de exercícios que levam 15 minutos. O melhor de tudo é que este treinamento funcional pode ser feito em sua própria casa.

Aqui, nós listamos algumas dicas e exercícios para você fazer o treino funcional de 15 minutos em casa. Preparada?

 

Dica para fazer o treino funcional de 15 minutos

A primeira dica que vamos te passar é a seguinte: Se você é iniciante e tem um ritmo de vida sedentário, recomenda-se que você faça as séries de exercícios até no máximo três vezes por semana.

Dicas de treino funcional de 15 minutos para fazer em casa - 4 pessoas fazendo elevação do quadril

 

Treinamento Funcional de 15 minutos: Faça em casa

Todos os exercícios devem ser feitos de forma ininterrupta. Após realiza-los, descanse por 40 segundos e repita todos eles. A sequência das atividades é de três vezes.

 

Agachamento

Em pé, mantenha seus joelhos parcialmente flexionados e fique posicionada com as pernas mais afastadas da largura dos quadris. Seus braços devem ficar estendidos atrás da cabeça ou na frente do corpo. Posicionada, lance os quadris para trás e agache-se até o seu limite, por um período de 30 segundos.

 

Elevação de quadril

Você deve se deitar posicionada com a barriga para cima, mantendo os joelhos flexionados e os pés no chão. Levante o quadril, soltando a respiração ao elevar-se. O abdome deve ficar ativo, assim como a região das nádegas. A duração desta atividade é de 30 segundos.

 

Alongamento

O alongamento tem como finalidade servir de pausa, antecedendo a próxima sequência de exercícios. Aqui, você deverá puxar o quadríceps para trás, levantando o braço para que você se mantenha firme na posição, por um período de 10 segundos. Dado o tempo, mude a perna, e permita que os braços cheguem primeiro no pé direito, seguido do esquerdo; mantendo 15 segundos de cada lado.

 

Abdominal

Se deite com a barriga para cima, deixando os pés no chão. Suas pernas devem ficar alinhadas aos ombros, de modo que você não force e prejudique a coluna.
Seu queixo também não pode encostar no peito, para evitar complicações na cervical. Inspire pelo nariz e solte o ar pela boca. A duração desta atividade é de 30 segundos.

 

Flexão de braços

Com os braços afastados um do outro e o abdome contraído, desça seu corpo, curve os braços, até completar 90 graus. A duração também é de 30 segundos.

Comece a praticar hoje mesmo!