Hipertensão

Segundo os dados da Organização Mundial de Saúde, a hipertensão é uma doença que atinge aproximadamente 30% da população brasileira, além de ser a responsável por mais de nove milhões de mortes em todo o mundo.

No entanto, é possível combater a doença por meio da prática de atividades físicas, em um período de três a cinco dias semanais, por 30 minutos. Além das atividades aeróbicas como caminhada, natação e bicicleta, existem outras modalidades de atividade física que ajudam no combate a hipertensão.

É o caso do treino funcional, que auxilia na redução da pressão arterial após a finalização da aula. Outro benefício que ele oferece ao público hipertenso é o aumento do HDL, popularmente conhecido como colesterol bom, que é o responsável pela proteção das placas de gordura na parede dos vasos.

Dicas para a prática do treino funcional

Antes de um paciente dar início ao treinamento funcional, é fundamental que ele passe por uma avaliação rigorosa. Se tudo correr bem durante a avaliação, também se faz necessário que o paciente hipertenso conte com a orientação de um educador físico ou fisioterapeuta. Somente estes profissionais irão saber até onde você pode chegar sem ultrapassar seus limites, respeitando as suas particularidades.

Também é válido ressaltar que a sessão só deve ser iniciada quando a pressão estiver no número abaixo de 16 por 10,5. Lembrando que em hipótese alguma, o treino deve ser feito em jejum.

Leia também: Por que devo praticar Pilates?