Treinos Funcionais

Com o ano chegando ao fim, muito se fala sobre as tendências fitness para o ano que está por vir. Em 2017, exercícios como Pilates, Treinamento Funcional, atividades em grupo, dentre outros, estouraram nas academias trazendo novos praticantes.

Para o ano de 2018, algumas coisas não devem mudar, como por exemplo, o caso da prática do Treinamento Funcional.

Bastante popular nas academias e com suas origens no treinamento dos atletas olímpicos da antiguidade, o Treino Funcional vem se reinventando a cada ano, trazendo novos adeptos. Muita gente acredita que a modalidade de exercício é recente, mas na verdade não é. Aqui no Brasil, o seu “boom” ocorreu há mais ou menos cinco anos, e a cada ano que passa, cresce sua popularidade e procura.

Por que o Treino Funcional continuará sendo uma tendência em 2018?

Os treinamentos intervalados de alta intensidade, também conhecidos apenas como HIIT, continuam “fazendo moda” por uma série de razões. Como o próprio nome da modalidade sugere, o exercício requer momentos de alta intensidade, intercalados com momentos mais leves.

Além do mais, por conta do ritmo intenso do Treino Funcional, esta modalidade está sempre gerando uma economia de tempo, comparada às demais sessões convencionais de academia. Apesar de também poder ser praticado na praia, no parque e até mesmo em casa, o treinamento deve contar com o acompanhamento de um educador físico, para que o aluno esteja assegurado do risco de lesões.

A sua permanência na “moda fitness” também está ligada ao fato de apresentar resultados em pouco tempo. Quem é praticante do treinamento funcional há mais tempo, é testemunha. Dentre os resultados gerados pela prática dos exercícios estão o emagrecimento, a definição e formação de músculos e a melhora no condicionamento físico e resistência.

O que é o Treino Funcional?

Com a sua popularidade no Brasil, todo mundo ao menos uma vez já ouviu falar sobre o Treinamento Funcional.

A modalidade nada mais é do que exercícios intervalados de alta intensidade que fazem uso das movimentações naturais do nosso corpo, como por exemplo: Pular, correr, agachar, puxar, chutar etc. Além disso, os movimentos também contam com o uso de acessórios como cordas, elásticos, discos, bolas etc.

Desenvolvido para todo o tipo de público,  ele pode ser praticado tanto por adolescentes a idosos. Além disso, cada série de exercício conta com uma finalidade (como o foco em emagrecimento ou ganho de massa muscular).

Quais outros exercícios serão tendência fitness em 2018?

Para o ano de 2018, as modalidades de exercícios físicos que serão tendências são aqueles onde a intensidade predomina. Ou seja, não só o Treinamento Funcional estará em alta, como também exercícios similares de intensidade. Confira abaixo os 10 exercícios que irão bombar nas academias brasileiras:

  1. Treinos Funcionais (também conhecido como HIIT);
  2. Aulas em grupo, como Cross Fit;
  3. Treinamento com peso corporal;
  4. Treinamentos de força;
  5. Pilates;
  6. Musculação;
  7. Ioga;
  8. Exercícios direcionados para a terceira idade;
  9. Fitness Funcional;
  10. Exercícios voltados exclusivamente para o emagrecimento.