Vem chegando o verão e a vontade de colocar as pernas de fora também. Mas com isso vem a encanação. Num ato de desespero aderimos as dietas mais loucas e insanas. Mas será que uma dieta muito restritiva funciona? Somos bombardeados com diversas novas “dietas milagrosas” que prometem relevante perda de peso com mínimo esforço. Mas isso não acontece de maneira saudável.

pokemon

DIETA MUITO RESTRITIVA FUNCIONA?

É impossível negar que deixar de comer certos alimentos como carnes, pães, ovos e outros, irão fazer com que haja perda de peso rapidamente. Esse tipo de ideal é exatamente o que as dietas restritivas propagam. Ter um corpo sequinho para o verão, parecer em forma e saudável também estão em pauta quando se trata dessas dietas.

Algumas delas, além de proibirem de comer certos alimentos ainda fazem com que a pessoa que busca o emagrecimento instantâneo deixe de se alimentar por horas. E de todo esse esforço uma pergunta fica no ar: passar fome é a forma certa de emagrecer? NÃO! Quando você deixa de comer, seu corpo não vai fazer com que você perca peso, mas sim que você use sua massa muscular para gerar energia. Nosso corpo precisa de nutrientes para se manter em pé, quando não fornecemos como habitual, ele vai usar nosso estoque. Ou seja, nada de ficar sarada :/

homer

7 RAZÕES PARA VOCÊ SE ALIMENTAR BEM:

 

Aumenta o seu metabolismo –

Metabolismo é a quantidade de calorias que queimamos por dia. Se o nosso metabolismo for baixo, queimamos poucas calorias, se for alto queimamos muitas calorias. Então porque razão comer de 3 em 3 horas aumenta o teu metabolismo? Porque, cada vez que você ingere um alimento, o seu organismo terá de gastar energia para o digerir. Por essa razão cada vez que você come, você queima calorias.

Evita ataques de fome – 

isto porque quando você fica muitas horas sem comer, fica cheio de fome, e a única coisa que você quer fazer é comer, sem se importar se é comida saudável ou não. O que muitas vezes acontece é que acabamos por comer doces ou comidas com muita gordura (que é o que geralmente grande parte dos cafés e bares tem para te vender).

Mantém os seus níveis de energia altos – 

No caso das pessoas que ficam muitas horas sem comer ( como exemplo: caso muito comum de comer 3 vezes ao dia – pequeno almoço, almoço e jantar) , elas verificam muitas vezes situações de moleza e cansaço. Isto acontece porque os seus corpos ficaram privados de energia durante muito tempo. A importância da alimentação no nosso corpo funciona mais ou menos como a importância do combustível para o automóvel, se não lhe damos combustível ele não anda e se lhe pomos um bom combustível ele fica mais potente. Por essa razão, para nos sentirmos com mais energia no nosso dia-a-dia, é importante comermos de 3 em 3 horas e dar ênfase a comida saudável.

Evita a destruição dos músculos – 

O nosso corpo precisa estar constantemente recebendo aminoácidos (blocos construtores das proteínas), ou provenientes da alimentação ou dos nossos músculos. Quando se come de 3 em 3 horas, o organismo está constantemente recebendo nutrientes (aminoácidos) para os músculos, mantendo assim a nossa massa muscular. Ficando muitas horas sem comer o nosso organismo fica privado de receber os aminoácidos dos alimentos, então vai buscá-los aos nossos músculos, o nosso organismo entra assim no estado de catabolismo, ou seja, destruição muscular. As consequências que advêm disso são : um corpo flácido e um metabolismo baixo.

Diminui a armazenamento de gordura – 

Comer de 3 em 3 horas vai evitar que o seu corpo desencadeie o mecanismo de sobrevivência, que vai provocar armazenamento de gordura. Para além disso comer frequentemente, faz diminuir a quantidade de calorias que se consome em cada uma das refeições, fazendo com que o organismo utilize toda a comida como energia, para continuar o dia, ao contrário do que acontece quando comemos poucas vezes ao dia. Quando ficamos muitas horas sem comer, depois temos tendência a comer mais do que o nosso corpo precisa, então o nosso organismo vai armazenar parte dessa comida sobre a forma de gordura, para quando mais tarde precisar.

 

peixes1

Os efeitos colaterais

Estresse, tontura, cansaço, dores constantes. Esses são alguns dos sintomas causados por dietas que privam seus adeptos de se alimentarem bem. Existe sim uma perda de peso rápido, mas a pessoa que faz esse tipo de dieta não a mantem por muito tempo. Então ocorre o efeito sanfona e pouco tempo depois o antigo peso volta, as vezes ainda maior.

Antes de entrar em uma dieta agressiva de emagrecimento instantâneo consulte um médico especializado ou nutricionista. Estes profissionais irão lhe indicar uma reeducação alimentar que poderão deixa-lo em forma durante toda a vida.  Na hora de emagrecer, não adianta trapacear.

coelho

Não esqueça de se manter ativo, exercícios físicos são essenciais na perda de peso de maneira saudável. Então aproveita e vem fazer sua aula experimental grátis aqui na Action 360°!