O Pilates é uma forma de exercício criada no século XX e que chegou ao Brasil nos anos 2000 com força. Atualmente milhares de pessoas praticam a atividade por todo o país. Joseph Pilates foi o criador dessa arte que mistura um pouco do Yoga com práticas chinesas. Ganhou adeptos devido ao seu diferencial, pouca repetição de exercícios por conter mais de 500 movimentos.

giphy

Os bailarinos foram os primeiros a se beneficiar do Pilates. O próprio Joseph era quem lhes dava aulas na ajuda da recuperação de lesões causadas pela dança. A prática requer movimentos focados, mas possui baixa intensidade. Assim, ela é perfeita para vários tipos de pessoas que buscam diversidade e praticidade na hora de fazer exercícios. O Pilates gera tantos benefícios como qualquer outra forma de atividade física, não só atingindo o corpo, mas também a mente. Veja algumas dessas vantagens que a arte criada por Joseph traz:

Benefícios ao Corpo

Toda atividade praticada pelo ser humano causa perda de peso e com o Pilates não é diferente. Está atividade tonifica os músculos, mas devido a sua baixa intensidade a sua eficiência nesse quesito é baixa se comparada com a musculação.

Então se o objetivo é grande perda de gordura e tonificação, o Pilates ajuda no rendimento e no alivio de dores de outros exercícios que possam ser feitas para cumprir está meta.

O ponto forte do Pilates é seu trabalho leve, beneficiando a postura e o condicionamento físico de seus praticantes. Também auxilia na melhora da respiração, o que é muito bom para atletas de alto rendimento e pessoas que sofrem de alergias ou asma.

Por trabalhar a flexibilidade também diminui o atrito entre articulações o que é benéfico para dançarinos, ginastas e idosos que podem sofrer com desgaste dessas áreas do corpo.

giphy-1

Benefícios a mente

Diversos médicos indicam exercícios físicos para controlar a ansiedade. A prática do Pilates auxilia na liberação de serotonina e dopamina, agentes cerebrais que cuidam do prazer.

Esse bem-estar obtido com o Pilates se deve aos exercícios de respiração, alongamento e relaxamento que são amplamente utilizados na prática.

 

E você, está esperando o que para começar a praticar? Vem pra Action 360°