O esporte está ligado diretamente à prevenção das varizes. As atividades físicas e os cuidados com a saúde são essenciais para esse mal que assombra mais de 30% da população mundial. Dessa proporção, cerca de 70% são mulheres.

As varizes são as veias que se dilatam e ficam retorcidas, podendo ficar com a cor avermelhada ou azulada, dependendo do seu tamanho. As varizes são as veias que todas as pessoas querem esconder.

Existem diversos fatores que estão ligados ao surgimento das varizes, podendo ser hereditário, alteração hormonal, gravidez e principalmente o sedentarismo. A pessoa permanecer parada na mesma posição faz com que a  circulação do sangue no corpo seja dificultada, deixando-a concentrada nos membros inferiores, pés e pernas.

Varizes

Além disso, o sedentarismo está ligado diretamente a obesidade,  outro fator importante para o surgimento das varizes, devido a pressão do sangue nas veias.

Alguns cuidados também devem ser tomados, como, alimentar-se de forma saudável, controlar o peso e usar roupas e calçados confortáveis, tudo para auxiliar e prevenir o surgimento das varizes.

Além desses cuidados, o mais importante é a pessoa praticar esportes físicos, que são um grande aliado para manter esse mal longe de você, pois eles ajudarão a melhorar a circulação do sangue pelo corpo.

 

Quais os melhores esportes para combater o surgimento das varizes?

Alguns exercícios físicos são propícios para quem sofre desse mal, pois ajudam a combater o seu surgimento e melhoram a saúde de uma forma geral.

Entre os esportes que são mais indicados para quem sofre de varizes, são:

Andar de bicicleta – é ideal para prevenir o surgimento das varizes na panturrilha, graças ao movimento constante de flexão e dobramento das pernas, inclusive, esses movimentos podem ser simulados em casa. Basta você se deitar no chão, colocar os braços esticados ao lado do corpo e fazer o movimento de pedalar.

Caminhada – que é uma excelente alternativa por ser um esporte de baixo impacto, podendo ser praticada, diariamente, por cerca de 30 minutos. Ela está ligada diretamente ao sistema cardiovascular, melhorando a elasticidade das artérias e o fluxo sanguíneo. Para quem já tem problemas com as varizes, a caminhada ajuda a diminuir as sensações de queimação, cansaço, peso, ardência e inchaço nas pernas.

Corrida – parecida com a caminhada, também fortalece as panturrilhas, ajudando a bombear o sangue, vencendo a gravidade. Além disso, praticar a corrida combate o sedentarismo, diminuindo as chances de sobrepeso e obesidade.

Hidroginástica – é um excelente exercício, pois auxilia no retorno venoso do sangue, não comprometendo as articulações.

Pilates – quando indicada por um médico, o pilates ajuda a promover a oxigenação do sangue e diminuir o aparecimento e edemas nos membros inferiores.

Escolher um esporte para ser praticado deve passar por uma prévia autorização médica. Portanto, é importante que você consulte um médico cardiovascular antes de iniciar qualquer atividade física.

Tenha mais saúde. Elimine as varizes que teimam em surgir. Adote novos hábitos!