Muitas perguntas são feitas sobre o chocolate e, a que mais chama a atenção das pessoas é se ele é saudável. Com diversas histórias sobre o chocolate, que ele engorda, dá espinha, muitas pessoas deixam de consumir essa iguaria que só de falar, enche a boca de água.

E, entre mitos e verdades, muitas pessoas evitam comer o chocolate. Mas a grande questão é: o chocolate é um alimento saudável? Para bem-estar de todos e felicidade geral da nação, a resposta é sim. Mas como isso? Calma, este texto explicará. Fique por aqui e veja que você pode comer chocolate, sem medo algum.

Por que a afirmativa que chocolate é saudável está certa?

Você pode responder essa pergunta dizendo que ele é saudável, porque na sua composição são encontrados flavonoides que é uma substância encontrada no cacau.

Os flavonoides funcionam como antioxidantes, fazendo a prevenção ou retardando que as células do corpo sejam danificadas e o resultado disso é uma melhora na circulação sanguínea. E, através de estudos recentes, foi descoberto também que a manteiga de cacau, utilizada na fabricação do chocolate, não é considerada uma gordura ruim, pois ela não aumenta os níveis de colesterol no sangue.

Mas vale a pena destacar que o chocolate ao leite possui outros tipos de gordura, sendo rico em açúcar e calorias e, com isso, o seu excesso pode engordar. Funcionando ao contrário do chocolate amargo que em pequenas doses, ajuda até na perda de peso.

O que deve ser avaliado para saber se o chocolate é saudável?

A primeira coisa a ser analisada no chocolate são os seus ingredientes. Essa informação estará na parte de trás da embalagem, em forma decrescente. Isso significa que o primeiro ingrediente estará em maior quantidade e o último, em menor. É por isso que ao visualizar essas informações e notar que o primeiro ingrediente é o açúcar, não precisa nem levar.

Depois, você deve ficar atento à presença de leite no chocolate. Se tiver, isso mostra que é um chocolate que não consta um teor alto de cacau e para que você possa obter todos os benefícios antioxidantes do cacau, o seu teor deve ser no mínimo de 50%. Outra coisa que um chocolate saudável não pode ter é gordura trans, que também são conhecidas como gordura vegetal ou gordura anidra, pois elas são maléficas à saúde, principalmente a que diz respeito à cardiovascular.

Pra ele ser mais saudável ainda, é preciso que ele tenha zero açúcar, sem leite e sem gordura trans, com o seu ingrediente principal sendo a massa de cacau. Os demais ingredientes desse chocolate devem ser avaliados também.

Alguns benefícios do chocolate

O chocolate oferece alguns benefícios que fazem muito bem para as pessoas, como:

Relaxamento – por conter triptofano e magnésio, que são substâncias que agem diretamente na produção da serotonina, que é um hormônio responsável pela sensação de prazer e bem estar.

Energia – possuindo cafeína e teobromina na sua composição, o chocolate se torna um estimulante e consumido em doses regulares, aumenta a concentração e o pique.