2018 chegou. Ano novo, objetivos novos, hábitos novos. Dentre as resoluções para este ano, você já pensou em melhorar a sua qualidade de vida?

Durante as festas de Réveillon, criamos novas resoluções, mas muita gente acaba se esquecendo de pensar na saúde. Prometer que vai emagrecer não é pensar na saúde, e sim na estética. Por que não pensar em melhorar sua qualidade de vida? Ainda dá tempo de planejar e colocar em prática seus objetivos, afinal, 2018 só está começando.

Atualmente, o universo fitness está em alta. Diversas tendências são lançadas ao mesmo tempo, no entanto, alguns costumes de anos anteriores se mantêm por conta de sua popularidade. É o caso do Pilates, modalidade de exercício físico muito popular no Brasil.

Uma característica que o Pilates traz consigo aqui no país é o seu público. Mais de 90% dele é composto por mulheres, mais especificamente por mulheres acima dos 35 anos. Mas, apesar destes dados, o método pode ser praticado por ambos os sexos, e para pessoas de todas as idades, desde adolescentes a idosos.

E você sabe por que o Pilates nunca sai de moda? Porque ele cumpre com o que promete e oferece vários benefícios à saúde.

Entenda como o Pilates funciona

Método criado por Joseph Pilates na década de 1920, originalmente a técnica foi desenvolvida para tratar de soldados feridos durante a Primeira Guerra Mundial. Hoje, o Pilates é popular em todo o mundo, sendo reconhecida como um tratamento e prevenção de doenças na região da coluna vertebral.

Boa parte dos movimentos do método é realizada com o aluno deitado. Além de fortalecer a coluna, o Pilates também trabalha todo o corpo, além da respiração e a mente. É isso mesmo! Você já ouviu falar que o Pilates deixam as pessoas mais relaxadas e de bem consigo mesmas? E é verdade.

Quais são os benefícios do Pilates?

Além de trabalhar o corpo, a respiração e a mente, o Pilates também proporciona uma grande variedade de benefícios ao organismo. Veja:

  1. Concentração: Um dos principais objetivos do Pilates é desenvolver a total concentração nos movimentos realizados, para assegurar que eles sejam desenvolvidos com a maior eficácia possível.
  2. Precisão: Fundamental para a concretização dos movimentos e alinhamento da postura, desta forma criando um controle do equilíbrio dos vários músculos que estão sendo trabalhados.
  3. Centro: O centro ou “power house” nada mais é do que o foco de todos os exercícios do Pilates, uma vez que a tonificação desta musculatura gera a estabilização do tronco e um alinhamento com menor gasto de energia.
  4. Respiração: O método Pilates destaca a respiração e é o agente principal no início do movimento, e deve sempre estar sincronizada com a execução de cada movimento.
  5. Fluidez: O objetivo da técnica também é proporcionar a leveza ao exercício, com movimentos devidamente controlados, para que não ocorra nenhum impacto de peso no início e nem no fim de qualquer exercício.