Antes de mais nada os joelhos são um ponto de articulação bastante propenso a doer. E engana-se quem pensa que é algo exclusivo de pessoas com idades mais avançadas. As dores nos joelhos podem acontecer em jovens e estar relacionadas com atividade física, atividade profissional, sedentarismo, obesidade e outros.

Primeiramente fazer exercícios para a musculatura do joelho é fundamental para prevenir e se livrar das dores. Os músculos protegem a articulação e permitem que ela aguente os estresses do dia a dia.

Abaixo, listamos alguns exercícios bem simples que você pode fazer em casa e que ajudam muito. São eles:

Exercícios aeróbicos

Antes de mais nada faça diariamente 15 a 20 minutos de atividade aeróbica, que também servirá de aquecimento para os outros exercícios. Para o joelho é indicado caminhada, natação ou bicicleta com carga leve.

Elevação da perna esticada

Deitado no chão, em um colchonete ou na sua cama de barriga para cima, dobre uma perna e estique a outra. Com a perna esticada, faça o movimento de elevar e abaixar a perna por 15 vezes. Descanse e repita 3 vezes com cada perna.

Elevação da perna de lado

Deitado no chão, em um colchonete ou na sua cama, fique de lado com as pernas esticadas e faça o movimento de elevar e abaixar a perna de cima por 15 vezes. Descanse e repita 3 vezes e então troque o lado.

Agachamento na parede

Encoste em uma parede lisa, afaste seus pés a uma distância de um passo da parede, agache 30 a 45 graus (ou logo antes de sentir dor) e segure nessa posição por 30 segundos. Retorne à posição inicial, descanse 10 segundos e repita 5 vezes.

Panturrilha

A princípio suba com as pontas dos pés em um degrau e faça um movimento para cima e para baixo por 15 vezes. Descanse e repita 3 vezes.

Realize esses exercícios diariamente, uma vez ao dia. Caso sinta dores fazendo qualquer um deles, interrompa e tente novamente no outro dia, com menos intensidade (ou seja, mais devagar, menos amplitude de movimento ou menos repetições). Caso a dor persista, não insista. Procure ajuda de um profissional

Confira também Dicas de como treinar em casa