Dieta do tipo Sanguíneo

Em 1996 era o lançado o livro “Eat Right for Your type”, de Peter D’Adamo. O conteúdo livro trazia um modelo para o jeito certo de comer de acordo com o tipo sanguíneo que a pessoa possuía. Virou sucesso na década de 90 e durante os anos muitos artistas usaram deste método, revigorando o efeito de que ela dava realmente certo. Apesar da pesquisa de 2014 da Universidade de Toronto que afirma que a dieta do tipo sanguíneo não funciona, muitas pessoas e profissionais ainda acreditam que ela pode ser eficaz. Então vem ver como funciona:

giphy

 

A dieta

A dieta do tipo sanguíneo diz que existem três tipos de alimentos: os benéficos, que são aqueles essenciais para o organismo do adepto da dieta; os neutros, que servem apenas como alimentos normais; e os nocivos, que devem ser evitados por causarem diminuição na velocidade do metabolismo, entre outros problemas.

Cada tipo sanguíneo (O, A, B e AB) possuí seus tipos de alimentos benéficos e nocivos. Abaixo estarão alguns deles:

Tipo O:

Das carnes a serem consumidas pelo tipo O, as bovinas e de carneiro são as mais bem-vindas. Frango e pato podem ser consumidos moderadamente. Porco e seus derivados devem ser evitados ao máximo. Dos frutos do mar benéficos são bacalhau, linguado e truta. Ameixa, banana, goiaba e manga então entre os mais indicados no consumo de frutas, mas amora, coco e laranja estão na classe dos nocivos.

tumblr_ljekymhcck1qehrhxo1_500

Tipo A:

O tipo A é o que possuí mais restrições quanto as carnes. De acordo com o livro, não há nenhuma carne na categoria de benéfica. Frango e peru estão em neutros, mas devem ser moderados os seus consumos. Abacaxi, cereja e limão são indicados. Arroz e milho devem fazer parte da alimentação com certa observação. Alho e aceite são bem-vindos.

Tipo B:

Bacalhau, salmão e sardinha estão bem classificados para o consumo no tipo sanguíneo B. Leite, mussarela, coalhada e iogurte fazem parte dos laticínios benéficos. Das carnes, apenas cordeiro e carneiro estão no topo e frango e porco são tratados como nocivos.

Tipo AB:

Melancia, cereja, limão e abacaxi podem ser consumidos com mais tranquilidade, pois são benéficos ao tipo AB. Abacate, banana e goiaba devem ser evitados junto de: feijão fradinho, mulatinho e preto, pimentão, carnes bonina, de porco e frango, camarão e salmão defumado. Ovo, leite de cabra e ricota são boas opções.

gif-beyonce

Não faça nada sozinho

Mesmo tendo certa credibilidade no mundo nutricional, não deixe de consultar um médico especialista ou nutricionista. Estes profissionais irão lhe indicar melhor qual dieta e educação alimentar se deve seguir.

E é claro que uma dieta só funciona se ela for balanceada junto com exercícios. Então se joga aqui na Action 360° e partiu #ProjetoVerão