skip to Main Content
Pilates – Benefícios Da Atividade No Processo De Reabilitação

Pilates – benefícios da atividade no processo de reabilitação

A grande maioria das pessoas está familiarizada com o Pilates , pois ele ainda é um dos exercícios que cada dia mais praticantes começam a se encantar por ele.

Os praticantes dessa modalidade já provaram os benefícios da aptidão física que este exercício traz, como força e agilidade adicionais que ele fornece.

Mas poucas pessoas sabem que o Pilates está crescendo rapidamente em outra área, a de reabilitação de lesões.

Muito das lesões são causadas por desequilíbrios musculares em nossos corpos. E são muitas as causas desses desequilíbrios, como a nossa postura, a forma como andamos, nos inclinamos, sentamos, deitamos ou trabalhamos, ou seja, basicamente a maneira como nos movimentamos.

Os exercícios de Pilates possibilitam ter uma musculatura uniforme em todo o corpo, fortalecendo o núcleo.

O núcleo é considerado o “centro” do corpo e equivale aos músculos abdominais profundos, juntamente com os músculos mais próximos da coluna vertebral.

O Pilates também dá ênfase ao alinhamento da coluna vertebral e pélvica, o que é fundamental para nos mover da maneira correta que devemos nos mover para evitar lesões.

E essas são grandes razões pelas quais fisioterapeutas de todo o mundo agora estão usando o Pilates como uma forma de reabilitação.

Mas o Pilates é tremendamente eficaz por outras razões também, como oferecer um maior grau de flexibilidade do que a maioria das formas convencionais de fisioterapia.

Isso se deve ao fato de que os exercícios de Pilates podem ser alterados para cada pessoa e ainda assim serem extremamente eficazes.

É possível ir de movimentos básicos a muito avançados, dependendo de como o paciente precisa progredir ou de quanto está ferido.

Com o Pilates, é possível o paciente aprender onde seu corpo está no espaço e a identificar a melhor sequência de movimentos.

Todos esses elementos contribuem para uma experiência positiva de movimento, o que simplifica muito a recuperação.

Quando se tem uma experiência positiva de movimento, é possível de dar um passo adiante sem dor. Quanto mais se move sem dor, mais confiança ganha.

E quanto mais confiança você ganha, maior a probabilidade de tentar outro movimento ou exercício. E esse é um ciclo de reabilitação muito saudável.

Os princípios do Pilates são extraordinários para a reabilitação, mas se eles não forem usados em conjunto com técnicas de terapia adequadas, podem agravar a lesão.

A Action possui studios especializados focados em aulas para pilates, e conta com profissionais altamente capacitados para atender às suas necessidades.

Close search

Carrinho