O pilates é altamente recomendado para todas as pessoas, independente de gênero e idades. É uma das modalidades mais buscadas para práticas de exercícios físicos atualmente, pois visa trabalhar o corpo na sua totalidade, permitindo o desenvolvimento de força muscular aliado ao alcance de um corpo mais bonito esteticamente.

Principais dores no corpo humano

Muitas pessoas que iniciam no pilates, apresentam algum tipo de dor em seus corpos. Dores que variam entre: dores nas costas, dores na região lombar, entre outros.

Dentro as principais queixas de dor nos praticantes de Pilates, é a dor lombar.

Segundo estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 80% da população mundial já teve dor na região lombar.

Esse é um dado bastante alarmante, uma vez a dor na região lombar surge pelos seguintes fatores: má postura, sedentarismo e execução errada de atividades diárias, como afazeres domésticos.

Assim, muitas pessoas que apresentam esse quadro de dor na região lombar, ou até mesmo outros tipos de dores, buscam um médico para solucionarem esses problemas. A principal recomendação dos médicos é: pratique pilates.

Como o pilates ajuda nas dores?

Por trabalhar o corpo em sua totalidade, o Pilates trabalha a qualidade dos movimentos executados que visam trabalhar os músculos que sustentam a coluna, proporcionando o desenvolvimento da consciência corporal.

Os principais músculos que visam o suporte da coluna como um tudo, são os músculos abdominais.

Ao iniciar a prática de Pilates, o aluno deve conversar com o seu instrutor e informar que possui dores, seja na lombar, coluna ou qualquer outra parte do corpo.

O instrutor vai desenvolver um plano de exercícios para o aluno, sempre visando o desenvolvimento da força do tronco. Esse desenvolvimento do tronco é para estimular o correto uso da musculatura das costas, que visa proporcionar uma estabilização da coluna.

Todos os movimentos são realizados de forma lenta e gradual, proporcionando um autoconhecimento do corpo, flexibilidade, e controle da mente.

O Pilates, por trabalhar toda a musculatura do corpo, tem como principal característica, o uso correto da respiração com a execução dos movimentos. Esse trabalho em conjunto, visa corrigir a postura sem sobrecarregar a coluna.

Ao adquirir essa consciência corporal e correta execução dos movimentos, o aluno começará  a perceber mudanças significativas nas dores até então existentes em seu corpo.

Dessa forma, o pilates se demonstra extremamente funcional e eficiente ao tratar dores no corpo. Pois, o aluno ao aprender executar os movimentos corretamente, em conjunto com a respiração e autoconhecimento do seu corpo, colocará em prática todo o aprendizado no seu dia a dia, fora das aulas de pilates.

Consequentemente, o corpo responderá automaticamente aos novos hábitos adquiridos, trazendo uma série de benefícios, sempre com muita qualidade de vida. Podemos destacar como melhorias:

  • Caminhar com a postura ereta
  • Sentar-se corretamente
  • Realizar os afazeres domésticos em posições corretas, sem sobrecarga da coluna.
  • Controlar a respiração ao realizar exercícios
  • Relaxamento dos músculos
  • Alongamentos