Hoje em dia é muito comum ver pessoas praticando Pilates. Essa modalidade é indicada porque traz inúmeros benefícios para o corpo e, consequentemente, para a mente.

Os exercícios praticados com o Pilates faz com que todos os músculos do corpo sejam estimulados, exercitados. Isso é um ganho que o corpo será eternamente grato.

Com o passar dos anos, é cada vez maior o número de pessoas praticantes do Pilates, mas a grande pergunta que este texto quer trazer é: o Pilates é uma boa opção para a fisioterapia?

O Pilates na Fisioterapia

A fisioterapia é uma técnica que utiliza de diversas aplicações de atividades físicas que têm finalidades terapêuticas, ou seja, contribuem para promover a saúde e dentro desse contexto, o método Pilates está cada vez mais incluso nessas modalidades de recursos terapêuticos.

Para que seja feita uma associação do Pilates com a fisioterapia, cerca de 75% dos profissionais que trabalham com o Pilates, usam o método para a reabilitação dos seus pacientes.

Com isso, pode-se afirmar que o Pilates é uma técnica que tem na sua essência a terapêutica. E não só ela, mas também, muitos pacientes, depois de estabilizados seus quadros de dor e retorno da função, eles continuam a praticar o método de Pilates para manutenção da saúde e prevenção de lesões.

E a cada ano que passa, os métodos de Pilates vão evoluindo, suas ideias originais vão ficando cada vez mais científicas, entrando em debates embasados em conhecimentos neurofisiológicos e biomecânicos.

Hoje, é comum observar que diversos hospitais, centros de reabilitação e clínicas estão introduzindo o método de Pilates como uma terapia preventiva e curativa de vanguarda. Grandes centros acadêmicos, como a Universidade Federal de Rio Grande do Sul, estão investindo e fazendo com que os seus alunos e professores pesquisem cada vez mais sobre o assunto.

Ainda é pouco para poder contar de forma científica os benefícios que o Pilates está causando nas funções terapêuticas, mas a sua efetividade nas clínicas está sendo vista, ainda mais quando está sendo aplicado de forma mais precisa e ajustado à necessidade de cada pessoa.

Os benefícios do Pilates

São diversos os benefícios do Pilates para a saúde, e, entre os principais, pode-se citar:

  • Alívio do estresse;
  • Alinhamento da postura;
  • Aumento da força e alongamento do corpo;
  • Melhora da postura;
  • Aumento da resistência física e mental;
  • Maior controle do corpo;
  • Aumento da flexibilidade e da força muscular;
  • Melhora da coordenação motora;
  • Maior mobilidade das articulações;