Um dos problemas que mais ataca as pessoas é a hérnia de disco. A prova disso é que, só no Brasil, cerca de dois milhões de pessoas sofrem dessa mal.

É um problema que causa uma forte dor, que impossibilita a pessoa de realizar as mais simples e fáceis atividades do dia a dia, prejudicando os seus movimentos e o seu desempenho.

Entretanto, para diminuir e tratar dessa dor na hérnia, existe um exercício chamado Pilates, que é um grande aliado para o tratamento dessa dor. Ele é eficaz porque os seus exercícios são compostos por movimentos que causam ao corpo relaxamento, deixando o corpo todo estimulado.

Pilates para hérnia de disco é bom

Além do mais, quando se está praticando o Pilates, o corpo consegue receber diversos benefícios que este exercício proporciona, garantindo uma melhor qualidade de vida.

Dessa forma, você entenderá, com este texto, o que é hérnia e como o Pilates pode ajudar no tratamento.

O que é hérnia de disco?

Hérnia significa algo que sai por meio de uma fissura. O disco se trata de uma estrutura com cartilagem que contém um líquido gelatinoso no meio, que é chamado de núcleo pulposo.

Quando há uma lesão nesse disco ou no anel, seja por desgaste ou por algum tipo de fissura, o líquido que se encontra no meio desse disco se expande, podendo até extravasar.

Se for uma lesão muito grande, o líquido sairá do meio do núcleo, fazendo com que o tamanho do disco diminua, achatando-se. Assim surge a hérnia de disco.

É por isso que a pessoa sente muita dor, queimação e dormência, que trazem prejuízos para a sua saúde.

Geralmente a hérnia de disco ocorre na região cervical e na lombar, mas também pode atacar os membros superiores e inferiores, dependendo de onde estiver localizada a hérnia.

Infelizmente essa doença não tem cura, apenas remédios e tratamentos que auxiliam na melhora da dor.

Como o Pilates pode ajudar na hérnia de disco?

O Pilates é um exercício que procura não só restaurar onde a pessoa está sentindo dor, mas também, no condicionamento físico e na tonificação muscular da pessoa, ajudando até na sua reabilitação.

Com o Pilates, os sintomas da hérnia de disco irão melhorar significativamente, garantindo que a pessoa relaxe e tenha uma melhor sensação de bem-estar.

Quando a pessoa está com hérnia de disco, a sua coluna precisa ser estabilizada, a fim de que a dor diminua e é exatamente esse o poder que o Pilates tem. Ele consegue melhorar não só a estabilidade, mas também, a resistência e a força dos músculos do tronco.

Além desses benefícios, o Pilates irá ajudar também no fortalecimento dos músculos do abdômen e das lombares, fazendo com que você mantenha uma boa postura e o alinhamento correto do corpo.

Dessa forma, os exercícios que o Pilates proporciona atuarão diretamente na dor que a pessoa está sentindo, causando um grande alívio e fazendo com que ela recupere os movimentos que antes estavam impedidos de serem realizados.