Embora as provas de corrida de obstáculos proporcionem bastante adrenalina e sensação de superação, é necessário tomar alguns cuidados antes de sair se aventurando por aí. Isso porque nesta modalidade de corrida, existe o trabalho de habilidades motoras distintas das tradicionais corridas de rua, especialmente quando se trata do grau de dificuldade entre elas.

Nas corridas de obstáculos, o competidor precisa realizar mudanças bruscas na sua direção, saltos, deslocamentos, movimentos, além da sustentação do próprio corpo.

Tendo isso em mente, resta saber o que é preciso fazer para participar das provas de corridas de obstáculos e se sair bem nelas. Todo o procedimento envolve uma série de detalhes, das quais listamos abaixo. Confira este guia e tenha um bom desempenho na hora de realizar as provas.

Professores qualificados auxiliam na prova de obstáculos-

  1. Preparação física: Diferente da maioria das demais modalidades físicas, a preparação física para a corrida de obstáculos não inclui apenas exercícios de musculação e ginástica. É preciso ter um treinamento que te prepare para não sofrer lesões posteriores.

Sendo assim, deve-se trabalhar todas as capacidades do corpo, por meio de exercícios globais, que farão com que você adquira mais força, impulsão, agilidade e equilíbrio.  Para este tipo de treinamento, a saúde deve estar em dia.

E não se esqueça de avaliar de forma minuciosa cada obstáculo que você enfrentará no percurso, examinando sua exigência técnica e física relativas aos gestos motores. É indicado elaborar uma sequência de treino que uma estes desafios.

  1. Alimentação correta: Para poder participar de uma corrida de obstáculos e se sair bem nela, você precisa de um fator básico: Energia.

Geralmente as provas encontradas nas corridas de obstáculos são barra pesada, e exigem a boa preparação do seu corpo. Por isso, é fundamental estar bem hidratado (beba muita água) e consumir carboidratos com baixo nível glicêmico antes da prova, além dos alimentos mais calóricos, para que a energia perdida seja restabelecida após o término do percurso.

  1. Roupas: Outro item bastante importante e que pode comprometer o seu desempenho são as roupas.

A dica aqui é evitar roupas muito largas. Para este tipo de atividade, a melhor opção são as calças leggings e bermudas justas, bem como camisetas de elastano. As roupas devem ser confortáveis, de modo que proporcionem maior flexibilidade de movimentação.

Quanto aos calçados, opte sempre por tênis. Os mais indicados são aqueles voltados à corrida de aventura, pois são mais resistentes e oferecem uma respiração mais adequada aos pés.

No dia da prova

Para que você consiga enfrentar todos os obstáculos sem sofrer lesões e machucados, você deve estar preparado (a). Quando se deparar com uma barreira pela frente, você não deve agir por impulso.

Busque fazer saltos com cautela, e analise as dificuldades, efetuando todos os movimentos de modo consciente. Desta forma você estará evitando quedas, torções dentre outras lesões.

Lembre-se que: A pressa é a inimiga da perfeição. O maior objetivo da corrida de obstáculo não é o tempo em que o participante leva para efetuar a prova, e sim cruzar a linha de chegada.