Que atire a primeira pedra, quem nunca sentiu uma “vontadezinha” de comer alimentos doces ao longo do dia. E existe uma explicação científica para isso: eles atuam no nosso cérebro causando uma sensação de prazer e bem-estar.

Agora, se eu te contar que é possível fazer um snack saboroso e saudável para comer a hora que quiser? Aqui vai a dica: uvas congeladas! Isso mesmo! Quem já experimentou a fruta desse jeito sabe bem do que nós estamos falando! Esse lanche é o aperitivo perfeito para comer no intervalo das refeições. Além disso, as uvas são ricas em fibra, potássio, ácido fólico, vitamina B6 e uma excelente fonte de antioxidantes com inúmeros benefícios para a saúde sobretudo cardiovascular.

Como fazer

Ingredientes:

1 caixa de uva sem caroço

1 assadeira (ou 1 saco de zíper para freezer e geladeira)

Modo de preparo:

Para congelar as uvas e comer o snack a hora que quiser, o primeiro passo é colocá-las em uma peneira (ou em um recipiente comum) e lavar bem com água corrente – isso vai ajudar a remover qualquer impureza que estiver presente no cacho. Em seguida, despeje as frutas sobre algumas folhas de papel toalha, seque bem e deixe descansar por 5 minutos.

Para levá-las ao freezer, disponha as uvas sobre uma assadeira forrada com papel manteiga e espalhe o máximo possível para que elas não encostem umas nas outras (isso vai ajudar a evitar que as frutas fiquem grudadas quando congelarem). Se você quiser um método mais rápido, também vale colocar as uvas dentro de um saco de zíper (próprio para freezer) e congelar diretamente sem nem precisar destacá-las do cacho. 

Por fim, basta levar as uvas ao freezer e deixar congelando por pelo menos 4 horas (quanto mais frutinhas você estiver usando, mais tempo elas demorarão a congelar). Você pode até congelá-las de um dia para o outro, mas não deixe passar muito tempo para não afetar o sabor e textura. Se quiser deixar as uvas ainda mais docinhas, uma boa dica é polvilhar um pouco de açúcar antes de levar ao congelador.

Dica: Experimente comer as uvas congeladas com iogurte, em saladas de fruta, nos seus smoothie e ainda colocar na água tónica ou até na taça de vinho. Mas atenção, tente não comer mais do que 10 bagos de uva por dia.