Grande parte da população tem consciência que a prática de atividade física é importante para a saúde e longevidade. Em tempos de pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19), os exercícios físicos podem contribuir para fortalecer o sistema imunológico.

Diversos estudos já comprovaram que a prática de atividades físicas pode ser considerada um remédio preventivo contra doenças e infecções. O exercício físico pode ser visto como uma intervenção não medicamentosa que tem efeitos positivos desde a constituição física à condição mental dos indivíduos.

É que do início ao fim da prática, o corpo vai reagir de alguma forma com a atividade física. A prática pode ajudar na queima de calorias, definição muscular, ganho de massa magra e a liberação de hormônios e neurotransmissores que auxiliam no bem-estar. 

Mas é importante lembrar que o exercício por si só não faz milagres e uma boa execução de movimento não é garantia de sucesso. Para potencializar seus benefícios e reduzir riscos, há algumas medidas que podem ser adotadas: ter uma alimentação balanceada, manter uma rotina de sono regular e cuidar da saúde mental – afinal, ansiedade, medo e preocupações gerais podem desencadear uma resposta de luta ou fuga “permanente”, desequilibrando completamente o sistema imune e tornando-o mais vulnerável. Agora, se todos esses fatores estiverem minimamente controlados, o exercício pode promover a imunidade agudamente, em poucas horas. 

Equilibrar não é fácil!