É por volta dos 40 anos de idade que muitas mulheres passam a sentir os efeitos da menopausa, período em que há diminuição da produção dos hormônios sexuais produzidos pelos ovários. Sintomas como ondas de calor, tonturas, palpitações, distúrbios do sono, depressão e irritabilidade, entre outros, são muito comuns. 

Mas alguns estudos sugerem que as mulheres que são fisicamente ativas podem ter sintomas mais amenos. Separamos cinco benefícios dos exercícios físicos na menopausa para animá-la a começar seus treinos – agora.

Previne o ganho de peso

Durante a menopausa, as mulheres tendem a perder massa muscular e acumular gordura abdominal, mesmo naquelas em que mantiveram o peso constante ao longo da vida. Praticar atividades físicas regularmente pode ajudar a prevenir o ganho de peso.

Reduz o risco de câncer

Fazer exercícios físicos em qualquer fase da sua vida, ajuda a manter um peso saudável o que pode proteger contra vários tipos de câncer, incluindo o de mama, cólon e endometrial.

Fortalece os ossos

Atividades vigorosas como corrida, ginástica e levantamento de peso levam o músculo a exercer sobrecarga sobre o osso, o que estimula o processo de reconstituição óssea permanente. Ou seja, exercícios físicos podem diminuir a perda óssea após a menopausa e, consequentemente, o risco de fraturas e osteoporose também diminui.

Reduz os riscos de outras doenças

Após a menopausa, os valores de pressão arterial e os riscos para doenças cardiovasculares aumentam significativamente. Além disso, o sobrepeso que a menopausa pode trazer também aumenta o risco de outras doenças como diabetes. A prática regular de exercícios físicos pode combater esses riscos.

Melhora o humor

O exercício tem um impacto positivo no humor e no tratamento da depressão. Além disso, também ajuda na prevenção, já que adultos fisicamente ativos têm menos riscos de ter depressão.