As consequências de uma vida sedentária parecem ter ainda mais intensidade quando se trata dos portadores de Síndrome de Down.

As pessoas com essa síndrome têm uma evolução em ritmo um pouco mais lento que a maioria das crianças, devido a uma falta de minimização das fibras nervosas, indicando uma falta de maturidade do sistema nervoso central. Em razão disso, elas têm mais chances de se tornarem obesas quando comparadas às que não a possuem.

A prática esportiva, além das vantagens físicas traz benefícios psicológicos e sociais. Devido à sua resistência cardiorrespiratória ser menor, os exercícios físicos favorecem a sua atenção. 

Benefícios

A prática de atividade física também deve ser incentivada. Além de ajudar a manter a forma, a atividade tem vários objetivos como:

Há vários benefícios dos exercícios físicos para portadores da síndrome de Down, como os seguintes:

– Melhoria da função e da eficiência do miocárdio, que é o músculo do coração;

– Redução da resistência da insulina, o que alguns estudos sugerem que pode estar relacionado a doença de Alzheimer;

– Redução dos níveis de colesterol e de gordura armazenada no corpo;

– Diminuição dos riscos de desenvolvimento de diabetes mellitus e doenças cardíacas.

Antes disso, o primeiro passo é levar o portador de Síndrome de Down a uma consulta médica com o cardiologista, que solicitará a realização dos exames necessários para averiguar as condições de saúde cardíaca, assim como ocorre com todos que querem começar a se exercitar.

O ideal é que se inicie com exercícios mais leves, de modo que o sistema cardiorrespiratório e a resistência física melhorem gradualmente e, assim, seja possível realizar outros tipos de movimentos. 

Na Action 360°, os exercícios são direcionados às necessidades de cada aluno, para que todos alcancem os objetivos que buscam quando começam a praticar.