10 alimentos que contribuem para reposição de vitaminas

Uma boa alimentação diminui consideravelmente o risco de doenças e problemas de saúde. Há diversos estudos que apontam que alguns são capazes de influenciar no funcionamento de nosso corpo, fazendo com que o metabolismo e alguns órgãos melhorem sua capacidade de resposta e, consequentemente, nossa saúde.

Sabemos que alimentos “mágicos” não existem, mas também sabemos do efeito de dietas ricas em gorduras e açúcares no corpo. Ganho de peso, aparecimento de doenças, elevação de colesterol, triglicerídeos e outros problemas que afetam nosso bem-estar.

O grande segredo da alimentação é a moderação. Você pode comer de tudo, desde que de forma moderada, em pequenas porções. Alimentação saudável é aquela que faz bem, promove a saúde e deve ser orientada desde a infância até a idade adulta. E cada plano alimentar deve levar em conta o indivíduo, seu organismo e sua rotina de atividades.

Para manter a saúde, é necessário cuidar também das vitaminas. Elas são importantes para a melhoria do sistema imunológico, ajudam a curar feridas, fazem bem à saúde dos olhos, deixam os ossos fortes e colaboram para que possamos adquirir energia por meio dos alimentos, entre outras funções.

giphy

Quando não estamos com as vitaminas necessárias no organismo, podemos sofrer com diversos problemas de saúde, como infecções, doenças cardiovasculares, osteoporose, problemas de visão, fadiga, danos aos nervos e músculos e outros.

O ideal é fazer a reposição dessas vitaminas através de alimentos naturais. Evite suplementos, especialmente por conta. Para ingestão desses, apenas com indicação e acompanhamento médico para não correr o risco dos excessos, que também podem trazer problemas.

Alimentos ricos em vitaminas

Os superalimentos, como são conhecidos, são:

Abacate: além de gorduras saudáveis, tem vitaminas A, do complexo B, C, D, E e K.

Beterraba: rica em vitamina C, também tem vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B5, potássio, fósforo, ferro, zinco e manganês.

Brócolis: fonte de vitamina A, vitamina C, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B6 e vitamina K. Ela ainda contém cálcio, potássio, ferro e zinco em sua composição.

Couve: possui vitamina A, vitamina B6, vitamina C e vitamina K, além dos minerais cálcio e ferro.

Cenoura: Vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina K, além de fósforo, magnésio e potássio são encontrados nela.

giphy-2

Laranja: oferece vitamina C, A, B6, E e minerais como ferro, zinco, cálcio, potássio, magnésio e manganês.

Figo: tem vitamina A, vitamina B6, vitamina C, vitamina E, ao mesmo tempo em que fornece cálcio, ferro, fósforo, manganês e potássio.

Kiwi: tem mais vitamina C do que a laranja, também possui vitamina A, vitamina B6, vitamina B9, vitamina E, cálcio, ferro, magnésio e fibras.

Como manter os nutrientes ao cozinhar os alimentos

– Prefira cozinhar no vapor.

– Não corte muito.

– Mantenha a casca.

– Use pouca água para o cozimento e reutilize-a para preparar outros alimentos.

– Cozinhe no fogo alto.

– Não guarde muito tempo na geladeira.

 

Lembrando que uma boa alimentação deve ser aliada a exercícios físicos!

Te aguardamos aqui na Action 360°

 

Leia também: 8 alimentos que irão deixar sua imunidade alta

 

10 alimentos que contribuem para reposição de vitaminas