O queridinho de quem faz dieta ou procura uma vida mais saudável ou, ainda, uma alternativa à vida corrida e sedentária a que estamos sujeitos, o Pilates vem ganhando cada vez mais adeptos Brasil afora.

Combinando exercícios de força e equilíbrio, tem como característica principal eliminar um grande consumo de calorias, enquanto ajuda a corrigir a postura, acalmar e, ainda exercitar o corpo, trazendo aquela conhecida satisfação do exercício (culpa da liberação de serotonina).

Mas, além desses benefícios já conhecidos, existem cinco outros fatos sobre o Pilates que poucas pessoas sabem. Por isso, preparamos esse texto onde listamos esses cinco pontos. Se você ainda tinha dúvidas se deveria praticar PIlates, depois dessa leitura, acredito que você correrá para umas das nossas 15 unidades.

fatos sobre o Pilates que você não sabia

1.Alivia a tensão pré-menstrual

A TPM (ou tensão pré-menstrual), é a maior inimiga das mulheres em qualquer faixa etária. As dores de cabeça, o inchaço, o mau humor, as dores, a insônia. Tudo isso acompanha mulheres que sofrem antes que a menstruação chegue.

O que muitas mulheres desconhecem, no entanto, é que o Pilates ajuda a diminui esses sintomas, graças à liberação de endorfina. O hormônio do prazer, que é liberado sempre que realizamos algo que dá prazer ao corpo, reduz as oscilações de humor do período. E os exercícios praticados no Pilates diminuem as cólicas menstruais, pois movimentam a região pélvica.

2.Melhora a vida sexual

Os exercícios do Pilates costumam ter efeitos muito positivo sobre a vida sexual, pois dão maior condicionamento físico, movimentam os músculos da região pélvica, ajudando assim os órgãos genitais, garantindo mais disposição e melhor perfomance do casal. Um benefício inesperado para um exercício físico, não acham?

3.Diminui a ansiedade e o estresse

Além da liberação de endorfina, que ajuda a diminuir possíveis oscilações de humor, os exercícios do Pilates, com destaque para aqueles que ensinam a controlar a respiração, tem efeitos positivos na diminuição do estresse e da ansiedade, pois aliviam esses sintomas e requerem muita concentração para serem praticados, garantindo assim que sua mente esteja livre enquanto você esteja na aula.

4.Melhora a flexibilidade

Você se considera uma pessoa “dura”? Acha que fazer determinados exercícios é muito difícil, porque sua perna não alcança lugares mais distantes? Que tal começar a praticar Pilates?

Os exercícios do Pilates melhoram a flexibilidade, pois exercitam além dos músculos, juntas, ligamentos e tendões, que vão se “desenferrujando” a cada aula. Além disso, a prática regular ajuda ainda a evitar a ocorrência de lesões e contusões, pois os músculos e tendões se tornam mais flexíveis e estão constantemente aquecidos.

5.Variedade de exercícios

Você é daquele tipo de pessoa que não vai para a academia por que acha tudo muito chato, monótono ou repetitivo? Que tal experimentar o Pilates?

Um fato que muitos desconhecem é que o Pilates é uma das técnicas de exercícios com a maior variedade de atividades (existem mais de mil), e podem ser praticados com ou sem o uso de equipamentos.

Além disso, idade e gravidez não são obstáculos para que você não pratique Pilates, pois com tanta variedade existem modalidades adequadas para todos os perfis.