A atividade física é uma grande aliada no controle da hipertensão. A prática regular de exercícios, aliada a mudanças de atitudes como uma alimentação mais saudável e com menos sódio, pode controlar a pressão arterial e até reduzir as chances da ocorrência de problemas graves de saúde.

Mas, por conta desta doença crônica, que afeta órgãos importantes, é preciso tomar certos cuidados para o que poderia ser um aliado se torne um risco à saúde. Para ajudar os atletas (atuais ou futuros) ou aquelas pessoas que querem sair do sedentarismo e controlar a pressão apenas com exercícios, trouxemos sete dicas para os hipertensos praticarem esportes sem colocar sua saúde em risco.

dicas para hipertensos praticarem esportes

1.Tomar os remédios nos horários certos

A hipertensão é um inimigo perigoso e silencioso. Ela aparece sem alarde e pode subir sem que o paciente sinta quaisquer dos sintomas mais clássicos. Por isso, para evitar um pico de pressão, é importante tomar os medicamentos prescritos pelo médico nas quantidades e horários recomendados.

2.Meça sempre a pressão antes de se exercitar

A atividade física, por si só, aumenta a pressão arterial, já que obriga o coração a bater mais rápido, para bombear mais sangue aos músculos que estão sendo pressionados pelo exercício, e para os hipertensos isso é extremamente perigoso, pois pode levar a um pico de pressão que pode ser fatal.

Para evitar correr qualquer risco, meça a pressão antes da prática dos exercícios. Caso a pressão esteja elevada, mesmo que o paciente não esteja sentindo qualquer sintoma, a recomendação é que não seja praticada nenhuma atividade.

3.Faça atividades físicas com intensidade moderada

Atividades como caminhada, corrida ou natação são muito positivas para o controle da pressão em hipertensos. Mas, para não causar prejuízos à saúde ou colocar a vida do doente em risco, é importante que elas sejam praticadas com intensidade moderada, e por períodos controlados.

Caso o atleta aumente a intensidade dos treinos sem qualquer controle, pode elevar perigosamente sua pressão e correr o risco de sofrer um ataque cardíaco ou outro episódio que pode causar sequelas.

4.Evite exercícios que obriguem a “prender a respiração”

Atividades físicas que obriguem o atleta a “prender a respiração” por longos períodos, como o levantamento de peso, devem ser evitadas por hipertensos, pois esse tipo de atividade pressiona demais o coração, colocando sua vida em risco.

5.Pratique exercícios aeróbicos

Os exercícios aeróbicos são grandes aliados dos hipertensos que desejam controlar sua pressão, já que esse tipo de atividade não sobrecarrega o sistema respiratório e muito menos o funcionamento do coração.

6.Fique atento ao coração acelerado durante o exercício

Sentir o coração bater mais forte durante uma corrida ou caminhada, por exemplo, é normal, mas o paciente hipertenso deve ficar atento aos08 sintomas que causem desconforto, como o coração batendo muito rapidamente. Caso isso aconteça, interrompa a atividade e procure um médico.

7.Faça um check-up antes de se exercitar

Por surgir sem qualquer aviso e representar um risco ao coração, os hipertensos devem fazer um check-up completo antes de se exercitar, e escolher uma atividade apenas que seja liberada pelo seu médico.