Nativa do sul do México, a semente de chia vem ganhando muitos adeptos entre as pessoas que buscam uma alimentação mais saudável, uma aparência mais jovem ou, simplesmente, enxugar alguns quilos.

O que muitas pessoas desconhecem, é que os benefícios da chia vão muito além de proteger a pele das terríveis rugas ou facilitar a perda de peso.

Para mostrar o que essa poderosa semente pode trazer de positivo para sua vida, e porque você deve incluí-la em sua alimentação agora mesmo, preparamos um pequeno texto com os  benefícios da chia para sua saúde.

Estimula a saciedade

Rica em fibras solúveis e insolúveis, o consumo regular de chia ajuda a regular o trânsito intestinal, prevenindo os desagradáveis episódios de prisão de ventre. Além disso, a chia ajuda na sensação de saciedade, pois quando consumida e processada pelo intestino, ela forma uma espécie de gel, impedindo a ingestão exagerada de alimentos.

Protege o coração

Quando pensamos em ômega 3, a gordura mágica que ajuda a proteger o coração, os peixes logo vem à nossa mente, certo? E se eu te dissesse que uma pequena porção de chia contém mais de 400% a quantidade recomendada de ômega 3 que devemos consumir diariamente para proteger nosso coração?

Parece inacreditável, mas é verdade. A alta concentração dessa gordura do bem presente na chia reduz a formação de coágulos e placas de gordura nas artérias, principais causadores dos ataques cardíacos.

Além disso, o ômega 3 reduz o colesterol ruim e torna o organismo mais resistente à ação da insulina, diminuindo a concentração de açúcar no sangue e, assim, o risco do surgimento de diabetes.

Alta concentração de cálcio

Pessoas com intolerância à lactose encontram na chia uma grande aliada para manter os níveis de cálcio em seu organismo perfeitamente equilibrados. Extremamente rica neste mineral, fundamental para a prevenção da osteoporose, em 100 gramas da semente encontramos mais cálcio do que em um copo de leite. Incrível, não?

Muito ferro

Não é muito fã de verduras como o espinafre, mas se preocupa com os níveis de ferro em seu organismo? Que tal acrescentar a chia em suas refeições? Com apenas 100 gramas da semente você consegue até três vezes mais de ferro do que se ingerisse a mesma quantidade de espinafre.

Proteínas

A semente de chia pode ser um grande aliado dos vegetarianos na hora de obter proteína, principalmente se você for praticante de atividades que exigem uma boa dose de energia, como a musculação.

Quando adicionamos 100g de chia em nossa alimentação conseguimos, com essa pequena porção, 16 gramas de proteína. Essa alta quantidade ajuda na formação da massa magra, além de fornecer às células a energia que elas precisam para desempenhar suas tarefas diárias e manter o corpo funcionando normalmente.

Magnésio

Consumir uma pequena porção de chia todos os dias ajuda a melhorar a memória, além de tornar nosso raciocínio mais rápido. Para conseguir esse efeito, basta adicionar 100g da semente às refeições diárias.

Com todos esses benefícios, que tal adicionar a chia agora mesmo a seu cardápio?