Hoje em dia é cada vez mais difícil a pessoa se concentrar em apenas uma atividade. A correria e os afazeres do cotidiano fazem com as pessoas percam a noção do quanto é importante realizar pelo menos uma atividade e se dedicar a ela por inteiro.

Manter a concentração em apenas um afazer, ter apenas ele em mente e só executá-lo é algo quase impossível nos dias de hoje. Ele só não é totalmente impossível porque existe algo chamado mindfulness. Você já ouviu falar sobre ela? Se não, fique por aqui que este texto irá te explicar tudo sobre essa técnica que várias pessoas tem usado e aprovado o resultado.

O que significa o Mindfulness?

O Mindfulness trata-se de uma técnica de relaxamento que consiste em conscientizar a importância do momento, vivendo uma coisa de cada vez, e o seu grande objetivo é diminuir o estresse.

Para poder pôr em prática essa técnica, é preciso direcionar a atenção para aquilo que, de uma forma geral, não se dá tanta dedicação. O Mindfulness é um sistema de abordagens que ajudam a desenvolver novas formas de controle e sabedoria na vida das pessoas, baseadas nas capacidades que elas possuem para relaxar, dedicar atenção e clareza dos acontecimentos que ocorreram ao longo do dia.

Qual é a origem do Mindfulness?

A origem do Mindfulness se dá na filosofia e na religião budista, sendo inspirado nas práticas milenares de meditação e ioga.

Entretanto, ganhou um novo significado e progrediu quando passou a ser estudado pela psicologia ocidental, sendo apoiado com suporte científico.

As pesquisas sobre a técnica começaram em 1979,a na Universidade de Massachussets, nos Estados Unidos, sendo comandadas pelo professor Doutor Jon Kabat-Zinn.

Ele criou um programa que reduz o estresse baseada nas práticas do Mindfulness. O método também foi estudado e ganhou notoriedade na Universidade de Oxford, na Inglaterra, na mesma época.

O Brasil só foi conhecer essa técnica em 2006, onde passou a ser reconhecida e praticada.

Exemplos de práticas de Mindfulness

Que tal começar a praticá-la agora? Para isso, observe os itens abaixo:

Ao acordar, antes de sair da cama, se concentre na sua respiração, dando, pelo menos, cinco respirações profundas. Observe o bem que faz a todo o corpo receber e sentir o ar entrando e saindo dos pulmões.

Fique atento quanto à sua postura corporal durante o dia. Observe como a sua mente e o seu corpo se sentem quando estão em movimento, ou mudando de posição, seja sentado para ficar em pé ou enquanto está andando. Foque na mudança de uma postura para a outra.

No decorrer do dia, diversos sons são escutados e alguns deles causam até irritação, mas a maioria deles é ignorada. Quando você escutar um barulho diferente, nem que seja o toque do celular ou um passarinho cantando, use-o para se mostrar que você está vivendo o hoje, o momento, escutando, estando presente, atento e acordado.

Quando for fazer alguma refeição, tire um minuto e respire. Se concentre em observar a sua comida, cheirando-a, saboreando-a, mastigando-a e, por último, engolindo-a.