O corpo que outrora fora forte e resistente, agora começa a dar sinais de cansaço. Anos de experiência nem sempre são tão bons para o físico, como deveria se esperar. A idade avança até que se chega ao ponto de receber a alcunha de “idoso”.

A essa altura, muito já se viveu e é justamente nesse momento que os aprendizados no campo da paciência e da consciência devem prevalecer. O corpo, na terceira idade, já não responde a todos os impulsos desejados. Seria a hora de parar? Não. Essa resposta fica mais clara através do conhecimento da Consciência Corporal.

O conhecimento do corpo

Como dito, é na terceira idade que se deve usar todo o conhecimento adquirido durante a vida para continuar a ter uma saúde forte e estável. Quando mais velhos, muitas pessoas tendem a parar com as atividades que acham ser mais intensas. Culpam as dores, os reflexos agora mais lentos e sempre há uma desculpa para não se esforçar mais. Porém, ter uma vida ativa e consciente é necessário para se obter qualidade na saúde.

Fazer exercícios constantemente e saber do que seu corpo precisa. A questão da Consciência Corporal diz que o corpo manda sinais constantemente para o cérebro e este deve identificar o que está em falta ou em excesso. Na terceira idade esse pensamento serve mais para evitar o sedentarismo do que preservar o corpo de exageros físicos.

Este tipo de conhecimento jamais é plenamente adquirido, por se tratar de ser um estimulo que muda de acordo com as novas necessidades do corpo. Por isso é importante estar atento as novas dores, ao cansaço repentino, entre outras mensagens que o corpo envia.

A Consciência Corporal na terceira idade

Benefícios da Consciência Corporal

Ter esse conhecimento é de extrema importância para se conseguir melhores resultados e uma qualidade de vida estável. Sobrecarregar o corpo, sem que ele seja capaz para tal, poderá acarretar maior riscos de doenças e lesões graves.

Trabalhar na medida certa, irá trazer benefícios como a prevenções de doenças e evitar dores crônicas. Sabendo e respeitando as necessidades do corpo, qualquer pessoa pode ir mais além em sua vida.

Gostou? Então compartilha essa dica.

Queremos fazer do seu corpo o melhor instrumento do dia a dia. Vem conhecer nosso Studio e conversar mais sobre Treinamento Funcional e Pilates.