Sabemos que o hábito de praticar atividades desde cedo é fundamental para a saúde. A prática da atividade física pode inclusive se dar início a partir dos seis meses de idade de uma pessoa, por meio de aulas na piscina.

Mas e algo que exige mais esforço, é permitido? Desde cedo as crianças têm o costume de brincar e correr bastante, e por isso muita gente se pergunta se elas podem praticar corrida. Será que as duas coisas combinam?

A resposta para esta pergunta é “sim”, no entanto, é preciso ter em mente algumas questões.

A corrida para crianças é uma atividade e não um esporte

Existe uma grande diferença entre a prática de esportes e a prática de atividades físicas. O esporte trata-se de um treinamento sucessivo que visa a competição. Já a atividade física nada mais é do que a prática de um exercício, que visa a saúde.

No caso da corrida, por exemplo, crianças menores de cinco anos de idade não devem fazer qualquer tipo de modalidade esportiva, nem mesmo a corrida.

Entre a faixa etária dos cinco aos dez anos, as crianças podem realizar pequenos treinos, algo de no máximo um quilômetro e em ritmo lento. Somente crianças acima dos dez anos podem dar início ao treinamento de corrida, desde que o mesmo mantenha um ritmo leve e respeite suas  limitações.

No caso dos adolescentes acima de 13 anos, eles podem vir a correr até três vezes semanais, em um período de 30 a 45 minutos. Vale ressaltar que nem o público desta faixa etária deve fazer muito esforço. Além disso, os treinos necessitam de um alongamento prévio.

Existe contraindicação na corrida para crianças?

A prática de corrida não é indicada para os pequenos que possuem alguma complicação cardíaca. Casos de bronquite ou asma também podem se agravar devido ao esforço.

Crianças e adolescentes se cansam com mais facilidade já que as suas reservas de glicose são baixas, e por isso a musculatura entra em estado de fadiga mais rápido. Além disso, a força muscular também é menor que a de um adulto, e por isso se os treinos forem excessivos podem gerar dores e lesões. Seus limites devem ser respeitados.