Não é porque você está de férias que deve descuidar da prática de exercícios. E a praia é convidativa para essa prática. Você pode pegar um bronze enquanto corre e depois, tomar um delicioso banho de mar.

Mas lembre-se: você deve procurar manter uma alimentação leve e equilibrada, além de beber muita água. Também evite a prática de exercícios entre as 10 e as 16h, para evitar problemas de pele por causa do sol.

 

Algumas sugestões de exercícios para praticar na praia:

Caminhada –

caminhar na areia provoca menos impacto nas articulações, mas queima mais calorias porque aumenta o esforço. 30 minutos de caminhada na areia queima em média 100 kcal e o mesmo período de corrida, aproximadamente 200 kcal.

Vôlei ou futebol –

exercícios em grupo tendem a ser mais estimulantes e divertidos. Combine com os amigos uma partida. Vocês estarão queimando, em média, 250kcal.

Circuito –

pequenos circuitos com corrida, abdominais, polichinelo, agachamento e flexões de braço ajudam a tonificar todo o corpo e são divertidos de fazer, especialmente com mais de uma pessoa.

Bicicleta –

pedalar poderá te fazer consumir 170 kcal, além de proporcionar um passeio relaxante e delicioso.

 

Treino funcional

Algumas pessoas optam por treinos funcionais, que são circuitos de exercícios elaborados de acordo com o praticante, para suas necessidades. Eles trabalham todo o conjunto corporal, além de melhorar a coordenação motora, equilíbrio, flexibilidade e funções cardiorrespiratórias.

Os exercícios que combinam saltos, giros, corrida, agachamento e outros possibilitam resultados mais rápidos por conta da areia, que aumenta o esforço. Os praticantes usam mais força para realizar os exercícios, intensificando as atividades. São atividades focadas em velocidade de reação, equilíbrio, dinâmica estática, resistência aeróbica e anaeróbica, potência muscular, coordenação e agilidade.

 

Cuidados antes de iniciar a prática escolhida

Não é porque você está na praia que não deve tomar certos cuidados ou praticar sem o equipamento correto.

Roupas: use roupas leves como shorts e regatas. Biquíni não é recomendado.

Calçado: use tênis.

Proteção: use protetor solar, boné ou viseira para se proteger do sol e do calor.

Hidratação: tome água antes, se possível, durante e, após os exercícios.

Alimentação: deve ser leve e equilibrada antes do treinamento.

 

E não esqueça do alongamento e aquecimento. Boas férias com saúde! Na volta das férias te esperamos aqui na Action 360°