Não é porque as férias estão aí que você descuidará dos exercícios. É preciso manter a rotina. Isso fará com que mantenha a boa forma, mesmo no período de festas, e comece bem o novo ano.

Há exercícios que você pode praticar em casa, na praia, no campo, onde você estiver. Que ver?

 

Aquecimento

Para começar, faça um corridinha leve de 10 minutos. Alongue as pernas e braços e estará pronto para iniciar os demais exercícios.

 

Exercícios para manter a forma

Você pode optar por:

Pular corda: ideal para queimar gordura abdominal e definir a cintura. É uma boa pedida se o cardápio das férias está farto dificultando a manutenção da dieta.

Caminhada: se você tem piscina ou está na praia, opte por caminhar dentro da água. Mas não erga os joelhos para fora da água. Prefira arrastar as pernas. Isso aumentará o consumo calórico e a tonificação muscular.

Corrida com tração: esse é legal para fazer em dupla. Peça que alguém segure um elástico que estará em torno de sua cintura. Corra em velocidade moderada até que o elástico fique tensionado. Force a corrida e o esforço.

Caminhada a passos largos: dê passos grandes para a frente flexionando os joelhos até que quase encoste no chão. Alterne as pernas até contar 16 passadas.

Subida e descida das escadas: opte sempre que puder pelas escadas. Comece apenas uma vez por dia e vá aumentando na sequência.

 

Exercícios específicos

Você pode ainda optar por exercícios específicos para determinadas partes do corpo, como:

Braços

Mantenha as pernas semi flexionadas e afastadas na largura do quadril. Deixe os braços semi flexionados ao lado do corpo, segurando um peso em cada mão. Flexione os braços simultaneamente em direção aos ombros e volte à posição inicial.

De barriga para cima, flexione as pernas e mantenha os pés apoiados no chão. Segure um peso em cada mão. Una as duas mãos, flexione-as em direção a testa e estenda novamente para cima. Mantenha os cotovelos unidos.

Coxa e bumbum

Mantenha uma perna na frente da outra e pés paralelos. Flexione as duas pernas, mantendo na flexão, um ângulo de 45 graus e volte a posição inicial. O pé da perna de trás fica apoiado nas pontas dos dedos.

De barriga para cima, coloque uma caneleira em cada perna. Levante as duas pernas, com os pés apontados para o teto. Abra e feche as duas pernas simultaneamente.

 

Os exercícios são leves e fáceis de fazer. Dá para manter a forma me qualquer lugar e com pouco tempo. Pratique exercícios para uma vida saudável. E boas férias!