Exercício funcional – Seu aliado na perda de peso

Uma questão que sempre é levantada por aqueles que desejam emagrecer rapidamente é sobre qual exercício causa maior perda de peso. Nos dias atuais muitos seguiram a musculação, mas outra atividade que também vem ganhando muitos adeptos é o treinamento funcional.

Perda de até 800 calorias por hora exercitada

Definitivamente o treinamento funcional ajuda na perda de peso. Por quase não possuir movimentos focalizados, geralmente trabalhando várias partes do corpo ao mesmo tempo, o funcional tem um bom rendimento na eliminação de gorduras. A frequência cardíaca sobe, durante a prática, o que aumenta o consumo de energia pelo corpo, incluindo as da reserva (gordura).

Dependendo da intensidade do treinamento, pode ocorrer perda de até 800 calorias por hora de prática. Energia gasta muito maior do que muitas outras atividades mais tradicionais como a caminhada. Por ser um exercício mais dinâmico e ativo, o funcional prende seu praticante nos movimentos sem que ele perceba o tempo passar.

functional-training-header

Fora o emagrecimento e o início de uma vida mais saudável na prática de exercícios, o funcional traz outros benefícios. Por estar ativo e aliado de uma alimentação balanceada, essencial para melhorar o desempenho, o treinamento funcional pode prevenir doenças, diminuir as dores na lombar, melhorar a postura e beneficiar o sistema cardiorrespiratório.

A prática

O treinamento funcional preza a eficiência e a segurança. Por isso, o uso de movimentos que atingem todo o corpo é amplamente utilizado. Em geral não é preciso usufruir de outros equipamentos para se praticar os exercícios funcionais. O próprio peso do corpo serve de desafio para trabalhar os músculos. Só quando a intensidade deve ser aumenta que equipamentos são dados aos alunos do funcional.

A praticidade de não precisar de tantos equipamentos possibilita que os treinos não sejam somente feitos dentro das academias. Os professores podem levar seus alunos para praticar o funcional na praia, em parques e bosques, aproveitando a paisagem e desafios naturais para os exercícios praticados.

Os professores devem possuir criatividade aliada aos conhecimentos do corpo para estar sempre gerando novos desafios aos seus alunos, tornando o treinamento funcional bem dinâmico e menos repetitivo.

Aqui na Action 360° proporcionamos a experiência de maneira singular para cada aluno e acreditamos que a perda de peso só é válida quando é aliada a qualidade de vida. Venha nos conhecer e fazer sua aula experimental!

 

Confira também: funcional kids