Se você é novato neste universo de treinamento funcional (ou até mesmo exercícios físicos no geral), você chegou ao artigo certo.

Neste post, nós listamos 5 dicas do que você jamais deve fazer uma aula de funcional. Ficou curioso (a)? Basta continuar a leitura.

  1. Jamais vá para a aula sem se alimentar: Praticar treinamento funcional sem se alimentar é altamente perigoso. Já ouviu a frase do “saco vazio não para em pé”? Ela tem um fundamento literal quando se trata da prática de exercícios físicos.

Se você se for para a aula em jejum, você sofrerá de dores de cabeça, tontura e poderá até mesmo desmaiar; em decorrência do esforço feito. Por isso, a recomendação é fazer uma alimentação leve e equilibrada, com uma média de duas horas de antecedência da aula de funcional.

Dicas do que NÃO FAZER em uma aula de funcional

 

  1. Não use roupas pesadas: Muita gente pensa que fazer exercícios de blusa e calça jeans, por exemplo, ajudará a perder peso mais rápido, por conta dos níveis de suor, que serão mais intensos do que com uma roupa mais leve.

Isso é puro mito. De fato, roupas mais pesadas e quentes proporcionam maior transpiração, mas esta sudorese só irá deixa-lo desidratado (a) e poderá causar riscos para a sua saúde.

Por isso, é essencial usar roupas leves, que facilitem a transpiração adequada: Calças leggings, shorts, bermudas, camisetas regatas ou camisetas um pouco mais folgadas; são as melhores opções de vestimentas.

O calçado também deve ser próprio para o treinamento funcional. Do contrário, você estará sujeito a sofrer impactos nos joelhos, pés e tornozelos. Tênis é sempre a melhor alternativa para a prática desta e de qualquer atividade física.

  1. Nunca deixe de se hidratar: A hidratação é fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo. Por isso, beba bastante água antes, durante e após a aula de funcional.

A dica é que antes do início do treinamento funciona, você consuma pelo menos a quantia de 250 ml de água, em um período de duas horas de antecedência.

Já durante a aula de funcional, você deve ingerir a água em intervalos de aproximadamente 20 minutos.

  1. Respeite o seu limite, jamais se exercite além: Você pode ter uma motivação grande, mas é preciso respeitar seu próprio corpo, especialmente se você é um (a) iniciante na aula de funcional.

Opte por treinamentos de adaptação, para que o seu corpo se acostume com a prática dos exercícios. Não comece fazendo uma série pesada, pois além de cansativo, você corre o risco de desenvolver problemas para a sua saúde.

Lembre-se que, apesar de altamente benéficos para o corpo e mente, as atividades físicas devem ser feitas corretamente.

  1. Não faça a automedicação: Um erro muito comum e persistente por parte dos iniciantes de treino funcional é fazer a automedicação ao final dos exercícios quando sente um desconforto.

Este ato é muito perigoso e pode trazer sérios riscos à saúde. Em caso de dores e desconfortos, deve-se consultar um médico especialista.