Cada vez mais a corrida vem ganhando novos adeptos. Isso porque além de ser uma atividade física inteiramente barata, ela é prazerosa e traz uma série de benefícios ao corpo.

No entanto, mesmo sendo um exercício simples, ela pode causar lesões ao praticante, principalmente aos corredores iniciantes que acabam correndo de mau jeito.

Para evitar este tipo de complicação, é possível aliar a corrida com outra atividade física: O Treinamento Funcional.

O Treinamento Funcional é uma das principais tendências das academias e é uma excelente maneira de preparar um corredor amador ou experiente. A atividade física ajuda na regularização dos movimentos disfuncionais, além dos problemas musculares. Isso porque é uma atividade que trabalha os músculos de forma simultânea, diferente de exercícios como musculação, que trabalha a musculatura isoladamente.

O Treinamento Funcional para os corredores iniciantes

Com o início dos treinamentos, o corredor irá sentir uma necessidade em agregar à prática da corrida a outra atividade. Isso acontece porque, embora seja uma atividade prazerosa, a corrida é um exercício repetitivo e sem variações. O Treinamento Funcional além de beneficiar o corpo do atleta, entra como uma alternativa para sair da mesmice, uma vez que o método conta com diversos exercícios e movimentos.

As pessoas que nunca correram, a recomendação é dar início a um treinamento intervalado, ou seja, um treino que conta com curtos intervalos de descanso. Assim, o esforço realizado é com menos esforço, e o corpo vai condicionando as mudanças, sem que haja grandes riscos do sofrimento de lesões e outras complicações.

Além do mais, o corredor novato também deve ter ciência da distância em que vai percorrer. É preciso ter o entendimento que não se deve almejar logo de cara grandes percursos de corrida. Há toda uma adaptação das articulações e do próprio corpo. E é por isso que o treinamento funcional se faz necessário.

Depois de finalizar os treinos funcionais intervalados, o corredor irá notar uma mudança positiva no seu condicionamento físico. É muito comum que após esta percepção, muitas pessoas queiram intensificar o seu treinamento, dificultando-o. Para que o treino seja mais intensivo mas sem ser prejudicial, o ideal é elevar o tempo da corrida e reduzir o tempo da caminhada.

Benefícios do treinamento funcional para os corredores

Além do aumento da resistência corporal e a prevenção de lesões, o corredor também terá como umas das principais vantagens, a tonificação da musculatura e a correção da postura.

Um erro bastante comum entre os corredores, incluindo os mais experientes, está na posição em que correm e como dão a passada. Muitos corredores não pisam com o pé todo no chão. Este tipo de atrito causa uma sobrecarga não só nos joelhos, mas também na coluna, por conta da falta de distribuição da passada.

O treinamento funcional ajuda nesta correção, fazendo com que a coluna fique ereta e a musculatura em sua volta a mantenha firme.

Somente após conseguir este avanço, é que o corredor novato poderá começar a cogitar uma maior distância a percorrer nas maratonas.