Durante o período de gravidez o corpo da mulher passa por uma série de alterações físicas e hormonais, que carecem de uma atenção redobrada nos cuidados.

Para evitar dores e incômodo durante a gestação, é bastante benéfico que a mulher não fique parada e realize atividades físicas. É claro que algumas atividades não são recomendadas, e por isso, as futuras mamães possuem algumas dúvidas sobre o que devem ou não praticar.

Uma das principais dúvidas é: É permitido praticar Pilates durante a gravidez? A resposta para esta pergunta é sim, além do mais o Pilates é um grande aliado da gestação, suavizando as mudanças estruturais do corpo da mulher.

No caso do Pilates, é importante ressaltar que não existe nenhum movimento proibido nesta modalidade, todavia, alguns deles podem causar desconforto, dependendo da posição.

Quanto o número de vezes que o Pilates deve ser praticado, o indicado é entre duas a três vezes semanais, até o oitavo mês da gestação. É claro que esta regra não se aplica a todas as grávidas, é necessário também levar em consideração o tamanho e peso da barriga.

Importante lembrar que não existem exercícios proibidos no Pilates, apenas alguns que não são tão recomendados pela posição e por poder causar desconforto.

Uma dica para fazer um guia de exercícios para uma aula com gestantes: É essencial que você foque no período gestacional, os três trimestres. Em cada um desses períodos ocorrem mudanças diferentes no corpo, sendo assim é necessário adaptar os exercícios ao condicionamento físico da aluna. Além disso, o seu guia de exercícios deve considerar também as diferenças de cada pessoa.

Quanto aos períodos da gestação, é importante ficar atento as mudanças que ocorrem no copor da mulher.

  • Primeiro trimestre: a gestante muito e intensos sintomas, além do peso e o aumento das mamas e vontade de urinar.
  • Segundo trimestre: o centro de gravidade começa a se deslocar para frente com o aumento da barriga, e consequentemente a lordose aumenta e pode vir a ocasionar dores nas costas.
  • Terceiro trimestre: os sintomas se intensificam e pode acontecer uma dificuldade para respirar, pela localização do bebê perto das costelas. A mulher começa a ficar mais cansada e o centro de gravidade desloca ainda mais para frente, além disso os ligamentos da pelve ficam distendidos.

Se baseando nisso, o instrutor deve realizar seu programa contemplando movimentos da pelve de retroversão e anteversão e principalmente sentada em uma superfície móvel como uma bola.

Agora que você sabe que o Pilates é permitido durante a gravidez, agende já uma aula experimental em uma de nossas unidades, e passe por esse período tão especial com muito mais saúde e disposição!