Você sabia que tudo aquilo que você come pode determinar o quanto você pode correr? Isso porque cada alimento ingerido possui um determinado efeito em nosso organismo, que é capaz de estimular ou anular certas reações. E este processo é válido tanto para aqueles que desejam passar um dia tranquilo ou realizar um treinamento físico intenso.

Ou seja, se você tem o hábito de sair para correr, é necessário repensar sobre aquilo que irá comer antes de praticar a atividade, além do que irá beber após o fim do treino. Tal regra é válida tanto para uma voltinha matutina no parque ou para uma maratona ou prova de quilômetros. Aquilo que você ingerir irá fazer toda a diferença no seu desempenho.

Alimentos a serem consumidos

É importante ressaltar que os alimentos que devem ser consumidos antes da corrida são classificados em grupos alimentares, gênero e idade.

A respeito dos grupos alimentares, as proteínas e os carboidratos se fazem importantes para a prática das atividades físicas. O carboidrato é responsável por fornecer energia aos músculos, no entanto, o corpo humano só é capaz de armazenar glicogênio suficiente para a corrida entre um período de 60 a 90 minutos, dependendo do ritmo do corredor.

Quando as reservas acabam, é comum as pessoas se sentirem como se houvessem perdido toda a sua energia. Sendo assim, deve-se levar em consideração a ingestão de um destes alimentos a serem consumidos antes da corrida.

Grãos Integrais: Para adquirir um ritmo mais acelerado de modo constante, é necessário possuir reservas de carboidratos no organismo. Os grãos integrais são muito importantes, uma vez que eles transformam em glicose e faz uso para abastecer energia para os músculos.

Beterraba: A beterraba é um alimento que pode aprimorar o rendimento dos corredores por conta da sua alta quantidade de nitrato. Este composto auxilia na redução da quantia de energia e oxigênio que se consome durante a corrida, possibilitando ao atleta de correr mais rápido e por um período de tempo maior.

Pessoas que correm ocasionalmente tendem a notar a diferença mais do que os corredores regulares.

Cálcio: Além de desenvolver, o cálcio também mantém a densidade dos ossos, prevenindo-os de lesões. A recomendação diária, tanto para crianças (acima de nove anos) e adultos é de 1.300 mg de cálcio.

Alguns alimentos que contém fonte de cálcio são os lacticínios, espinafre, peixes, sardinhas, brócolis, anchovas e produtos de soja.

As proteínas são fundamentais, pois auxiliam no desenvolvimento, reparo e recuperação dos músculos. Todavia, a quantidade consumida irá depender de quantos exercícios o indivíduo faz. Para os corredores casuais, a sugestão é de aproximadamente 0,8 gramas (mulheres) e 1 grama (homens) por cada quilo do corpo.

Por exemplo, se uma mulher pesa 57, ela irá necessitar de 46 gramas diárias, que podem ser facilmente obtidas com dois ovos, 400 ml de leite e 75 gramas de frango.

Já corredores regulares devem ingerir 0,25 grama por quilo do seu corpo, em uma quantidade de três a seis vezes diárias.